Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2020 - 18h24min

Apoio para pessoas com baixa visão, com uso de bengala verde avança

Projeto do deputado Sergio Motta em tramitação na Assembleia institui o uso da ferramenta em Santa Catarina
Imprimir Enviar
Deputado Sergio Motta é o autor do projeto

O uso da bengala verde é o meio mais adequado para identificar pessoas com baixa visão. É um importante instrumento de orientação, mobilidade e segurança. O Projeto de Lei (PL)  382/2019, de autoria do deputado estadual Sergio Motta (Republicanos), que institui o uso dessa ferramenta em Santa Catarina, foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta terça-feira (12).

Conforme Sergio Motta, existe uma ideia errada de que todos os usuários de bengala são cegos. A grande maioria das pessoas com baixa visão também precisa desse instrumento para a orientação.

“Nosso projeto pretende incentivar a busca por autonomia, independência e reconhecimento na sociedade. A proposta é conscientizar todos sobre as inúmeras dificuldades que uma pessoa com baixa visão possui, desde a prática de coisas simples, como reconhecer rostos, ler placas de sinalização e letreiros de ônibus, até atravessar ruas, praticar esportes, cozinhar, dirigir e assistir à televisão”, afirmou.

A bengala verde foi criada em 1996 pela professora de educação especial Perla Mayo. A cor escolhida é em alusão à esperança. A bengala verde terá as mesmas características que a bengala branca, em peso, comprimento e empunhadura. Ela também pode ter uma luz de LED para facilitar a visão noturna.

É considerada pessoa acometida de baixa visão aquela que apresenta restrição de acuidade visual menor ou igual a 20/200, e/ou inferior a 30% da visão do melhor olho, ou campo visual (visão lateral) menor que 20 graus, mesmo com o uso de óculos adequados e após ter passado por todos os procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos, e utilizado todos os recursos óticos disponíveis para a melhora da capacidade visual.

Gabinete Deputado Estadual Sergio Motta
Jornalista Kênia Pacheco – SC 04580
Assessoria de Comunicação – 48 99984 1799
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Acompanhe Sergio Motta


Sergio Motta
Voltar