Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/03/2020 - 15h28min

Alesc aprova propostas para minimizar impactos do coronavírus

Entre os projetos aprovados, o que posterga o pagamento de água, luz e gás para todos os catarinenses
Imprimir Enviar
Deputado Luiz Fernando Vampiro

Para minimizar os impactos da pandemia, Assembleia Legislativa, em sessão virtual nesta quarta-feira (24) aprovou uma série de projetos voltados à crise que assola Santa Catarina e o mundo. Aprovados, os projetos que levam a assinatura conjunta dos 40 deputados, vão para sanção do governador.

Dentre as propostas, foi aprovada a sugestão do deputado Luiz Fernando Vampiro, que posterga o pagamento da tarifa de luz, gás e água aos consumidores catarinenses, nos meses de março e abril de 2020 e divide o valor em 12 (doze) parcelas mensais iguais. O PL foi compilado com outras propostas, integrando as sugestões de todos os parlamentares que apresentaram projetos nesse sentido.
 
No projeto final, também fica valendo a proposta de que as empresas distribuidoras de energia elétrica e gás poderão postergar o recolhimento do ICMS, durante 12 (doze) meses sucessivos, no montante correspondente a 5% (cinco por cento), a partir de maio de 2020. Também fica vedado o corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás, até 31 de dezembro de 2020.
 
Vampiro, que é líder da bancada do MDB, também explica o projeto apresentado pela bancada emedebista que isenta de recolhimento do ICMS, inclusive sobre importação, os medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia do coronavírus, até o mês de setembro de 2020. “Além da agilidade na disponibilização desses medicamentos, o objetivo é propiciar economia”, diz Vampiro.

De acordo com o líder, outros projetos apresentados pelos deputados, que se assemelham em seus objetivos, também serão compilados e aprovados também de forma conjunta.

Projetos aprovados de origem parlamentar
PL./0051.1/2020
Dispõe sobre a proibição de corte dos serviços de energia elétrica, água e gás pelo período de 180 dias, em virtude da pandemia Covid-19, no Estado de Santa Catarina.
Posterga o pagamento da tarifa de luz, gás e água aos consumidores nos meses de março e abril de 2020 e divide o valor em 12 (doze) parcelas mensais iguais e sucessivas em decorrência da pandemia do coronavírus e adota outras providências.

PL./0057.7/2020
Isenta de recolhimento do ICMS, inclusive sobre importação, os medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia do coronavírus, até o mês de setembro de 2020, e adota outras providências.

PL./0064.6/2020
Altera a Lei nº 16.861, de 2015, que "Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, sob regime administrativo especial, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição da República".

PL./0065.7/2020
Altera a Lei nº 16.968, de 2016, que "Institui o Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), ao Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (CEPON) e aos Hospitais Municipais", para permitir a aquisição de equipamentos para os Hospitais Filantrópicos e Hospitais Municipais de Santa Catarina.

PL./0066.8/2020
Prevê a suspensão temporária dos atos destinados ao envio de certidões para protesto de débitos inscritos em dívida ativa tributária ou não, no Estado de Santa Catarina.

Assessoria de Imprensa Deputado Vampiro
48 99947 2938

Voltar