Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2014 - 16h01min

AL aprova concessão de título de Cidadão Catarinense “in memoriam” ao professor Caspar Erich Stemmer

Imprimir Enviar

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 16, projeto de lei de autoria do deputado Joares Ponticelli (PP) que concede o título de Cidadão Catarinense, “in memoriam”, ao professor Caspar Erich Stemmer, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 1976 a 1980.

“Como reitor, administrou a instituição de forma marcante. O Polo Tecnológico da Grande Florianópolis, hoje uma referência nacional, tem sua origem e base de conhecimento calcado na área tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde o professor  Caspar Erich Stemmer teve destacada atuação”, afirma  Ponticelli, que apresentou o projeto compartilhando a iniciativa com a comunidade acadêmica e com o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni.

O professor Caspar Erich Stemmer iniciou sua carreira acadêmica na UFRGS, ministrando a disciplina “Construção de Máquinas” no curso de Engenharia Mecânica. A partir de 1964, passou a vir a Florianópolis, na qualidade de professor regente, responsável pela implantação da disciplina de Vibrações Mecânicas na UFSC.

Como professor efetivo, introduziu uma série de medidas que viriam a ser adotadas como regras em muitas outras universidades, tais como: estágios obrigatórios curriculares para todos os alunos; estabelecimento de parcerias com empresas; convênios internacionais que possibilitaram a capacitação de laboratórios e bibliotecas. Em pouco tempo, Stemmer tornou-se diretor da Escola de Engenharia Industrial da UFSC.

Em 2009, o professor Stemmer recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em reconhecimento a sua brilhante e bem sucedida trajetória profissional. No mesmo ano, a Fapesc, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, homenageou-o, criando o “Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense”.

 


Júlio Cancellier (48) 9901-0488

Voltar