Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2013 - 15h19min

A arte e a ciência do cuidar: Ana Paula fala sobre valorização de profissonais da enfermagem

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula (PT). Foto: Solon Soares

A enfermeira e deputada Ana Paula (PT) vai defender o reconhecimento profissional durante a 10ª Semana Acadêmica de Enfermagem, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nesta quinta-feira (16) ela apresenta a palestra “Valorização pelo trabalho da Enfermagem”. O tema é uma luta histórica da parlamentar.

Santa Catarina conta com 46 mil profissionais de Enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares. A categoria representa 60% dos profissionais na Saúde. “São trabalhadores e trabalhadoras presentes 24 horas por dia na assistência hospitalar, que participam de todos os momentos da atenção à saúde, da prevenção à reabilitação”, ressalta a deputada.

Ana Paula é porta voz e defensora da categoria. Há mais de 10 anos ela luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, criação de um piso nacional, regime especial de aposentadoria e condições dignas e adequadas de trabalho. “São profissionais que reúnem um conjunto de habilidades e competências técnico-científicas e, acima de tudo, vocação e comportamento ético condizente com o cuidado da vida das pessoas. Enfermagem é a arte e a ciência do cuidar. Tenho orgulho de participar das lutas e conquistas pelo reconhecimento e valorização da categoria”, destaca.

A 10ª Semana Acadêmica de Enfermagem é promovida pelo Centro Acadêmico Solange Wink. As atividades envolvem apresentação de trabalhos científicos dos próprios alunos – com premiação –, palestras, minicursos e oficinas. O evento acontece paralelamente à 74º Semana Brasileira de Enfermagem, realizada em todo o país pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). “E um momento singular para divulgar a importância das ações e serviços prestados à população pela Enfermagem”, explica Ana Paula.

Voltar