Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

Tilápias e trutas catarinenses prontas para conquistar o mundo

Santa Catarina se destaca no cenário nacional como o maior produtor de pescado do Brasil, seja de peixe proveniente de pesca extrativista nos mares e dos rios, tanto como os criados em cativeiro, como as tilápias e trutas.

De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), somente com a criação de tilápias estão envolvidas mais de 32 mil famílias de agricultores que fornecem ao mercado e aos pesque-pagues quase 34 mil toneladas anuais, tornando o estado o terceiro maior produtor dessa espécie no país.

A truta é outro peixe de destaque catarinense. Terceira espécie na produção em cativeiro no estado, com 1,2 mil tonelada por ano, com 82 criadores registrados, a truta está prestes a conquistar o mercado mundial.

A reportagem da Agência AL percorreu os municípios de Painel, Lages, Gaspar, Itajaí e Joinville e testemunhou o esforço das entidades públicas, privadas e da Comissão de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa para fortalecer a produção de tilápias e trutas. O resultado da reportagem você confere nesta série de matérias que destacam o potencial deste importante segmento da economia catarinense.

  • Ney Bueno
    Reportagem
  • Solon Soares
    Fotografia
  • Lisandrea Costa
    Edição
  • Vinicius Adriano
    Infografia
  • Nikolas Stevanovich
    Coordenador da Agência AL
  • Lúcia Helena Vieira
    Diretora de Comunicação Social