Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/06/2013 - 13h13min

Seminário debaterá o carvão mineral como alternativa energética

Imprimir Enviar

A extração e o uso do carvão mineral como matriz energética serão debatidos por especialistas e autoridades na próxima segunda-feira, 24, em Florianópolis. O Seminário “Panorama Energético e o Carvão Mineral", que ocorre das 10h às 17h no Palácio Barriga Verde, é uma promoção conjunta dos Poderes Legislativos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Estados que possuem 99,7% das reservas do minério no país.

Estarão presentes no evento os presidentes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli, e do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen; o deputado estadual catarinense e presidente da Frente Parlamentar Estadual do Carvão Mineral, Valmir Comin; o deputado federal e presidente da Comissão Parlamentar Mista do Carvão Mineral, Afonso Hamm; deputados estaduais e federais catarinenses e gaúchos, além de prefeitos e vereadores dos municípios com reservas de carvão nos estados.

O destaque da programação será a palestra sobre o panorama político e as novas tecnologias do setor, proferida pelo presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan. Também será exposta a situação do minério na matriz energética catarinense e gaúcha, pelo diretor presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Cléverson Sielvert, e pelo presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, respectivamente. Por fim, os participantes assinarão a Carta de Florianópolis, documento que sintetiza as propostas apresentadas durante o seminário.

Por décadas a extração do mineral na região enfrentou problemas ambientais, falta de apoio governamental e insalubridade das minas, fatores que reduziram a exploração. Mas a recente preocupação com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, que ameaça a produção de energia, e a promessa de novas técnicas de exploração sustentáveis reacendem a indústria carbonífera brasileira. Países desenvolvidos que têm no carvão sua maior fonte para produção de energia elétrica, como Alemanha e Estados Unidos, desenvolveram novas tecnologia para a exploração limpa do minério. Uma delas é a utilização do gás carbônico emitido na queima do carvão para preencher poços de petróleo desativados, tecnologia que deve ser implantada em larga escala a partir de 2025.

Apesar de não ser uma fonte renovável de energia, o carvão é considerado seguro por não depender de condições climáticas. Hoje, a participação do minério na matriz energética brasileira é pequena: 1,4%. Ainda assim, o carvão é responsável em Santa Catarina pelo equivalente a 35% da eletricidade que chega às casas e indústrias. No mundo, esse índice chega a 38%. No Brasil, a perspectiva de uso do carvão, armazenado em jazidas minerais na Região Sul, é de pelo menos mais 300 anos de exploração. Estima-se que as reservas nacionais alcancem mais de 32 bilhões de toneladas do minério.


PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO PANORAMA ENERGÉTICO E O CARVÃO MINERAL

Dia 24 de junho, das 10h às 17h, no Plenário Osni Régis
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

10h – Abertura
10h30min – “Panorama, política do setor e novas tecnologias”,
com Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral
11h – “O carvão e a matriz energética de SC”, com Cléverson Sielvert, diretor presidenta das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc
11h30min – Debate com mediação de Ruy Hulse
14h30min – “O Carvão e a matriz energética do RS”,
com Elifas Simas, presidente da Cia Riograndense de Mineração
15h – “Saúde do Trabalhador”, com o deputado e médico Jaílson Lima
15h20min – “Direitos do Trabalhador”, com Genoir José dos Santos, presidente da Federação dos Mineiros de SC/RS/PR
15h40min – “Recuperação e cuidados ambientais”, com Darlan Airton dias, procurador da República em Criciúma
16h - Elaboração da Carta de Florianópolis

Voltar