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20/12/2012 - 15h45min

Novas peças publicitárias dão desfecho à Campanha Adoção - Laços de Amor

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Como desfecho de dois anos da campanha institucional “Adoção - Laços de Amor”, a Assembleia Legislativa lançou nesta semana mais duas peças publicitárias que retratam casos reais de adoção tardia e múltipla ocorridos recentemente em Santa Catarina.

As peças, que estão sendo veiculadas em TVs, rádios e jornais, contam através de depoimentos emocionantes a história de Silvano, adotado aos 11 anos, e das irmãs Manuela, Estefani e Rafaela, acolhidas em dezembro do ano passado por uma família que já tinha uma filha adotiva, Isadora.

O objetivo da campanha é reduzir o número de crianças e adolescentes acolhidos em instituições do estado, estimulando a adoção tardia, múltipla (grupos de irmãos) e também de crianças deficientes. E a divulgação de histórias reais como a de Silvano, Manuela, Estefani, Rafaela e Isadora faz parte da tentativa de sensibilizar as pessoas para a causa.

“É uma campanha de persistência, pois é difícil mudar um sentimento, uma cultura. Sabíamos que de um ano para o outro não teríamos um resultado muito expressivo em números. Mas desde o início da campanha já falávamos que se uma única criança fosse adotada, já teria valido a pena. Por isso, damos tanto destaque às histórias. E especialmente nessa época festiva, de fim de ano, é muito bom saber que há crianças que vão poder passar um natal diferente”, ressaltou a diretora de Comunicação Social da Assembleia, Thamy Soligo.

A campanha “Adoção – Laços de Amor” é uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal de Justiça.

Motivação
Santa Catarina tem em média 1.600 crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, sendo que aproximadamente 630 deles estão aptos para a adoção.

No entanto, de acordo com dados fornecidos pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tribunal de Justiça (Ceja), a maioria, cerca de 80%, tem mais de oito anos, o que contraria o desejo da maioria daqueles que pretendem adotar. Entre os que planejam acolher um filho adotivo, 75% preferem crianças de até quatro anos.

Entre os 2.727 inscritos no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo residentes no estado, 1.788 aceitam ambos os sexos, 742 somente meninas e 197 exclusivamente meninos. Quanto à adoção múltipla, 1.839 pretendentes aceitam somente uma criança, 805 apenas uma criança e um irmão, e 72 aceitam até dois irmãos.

Campanha premiada
A campanha publicitária “Adoção - Laços de Amor” rendeu à agência de comunicação Marcca quatro troféus no 6º Prêmio Catarinense de Propaganda. Foram dois prêmios “Ouro” e dois “Prata” na categoria Internet. A premiação, realizada pelo Clube de Criação de Santa Catarina (CC,SC), ocorreu em 7 de dezembro, em Florianópolis.

Reconhecimento nacional
Além da repercussão alcançada no Brasil com reportagens exibidas pelas TVs Globo e Record ao longo de 2012, a campanha de adoção do Legislativo catarinense foi uma das três finalistas na categoria “Institucional Nacional” da 34ª edição do Prêmio Profissionais do Ano. Foi a primeira vez que a Assembleia Legislativa participou do concurso realizado pela Rede Globo de Televisão, considerado um dos mais prestigiados do país na área da publicidade comercial e institucional. Mais informações em www.portaladocao.com.br/ (Ludmilla Gadotti)

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