Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2013 - 09h21min

Deputados comemoram a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense

Imprimir Enviar

A abertura do mercado japonês para a compra de carne suína catarinense repercutiu positivamente entre os deputados estaduais. O tratado comercial deve ser celebrado no Japão no próximo dia 27. O país asiático importa cerca de 800 mil toneladas de carne suína por ano, o que gera mais de 5,5 bilhões de dólares em negócios.

Os dados foram apresentados pelo deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que participou no último dia 10 de um painel realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) sobre o tema. O cônsul-geral do Japão para a região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama, participou do encontro e destacou, segundo Sopelsa, o desejo de diversificação do mercado japonês com a entrada da carne produzida em Santa Catarina.

“Até então, os negócios do Japão só eram feitos se todo o país exportador comprovasse o controle sanitário”, apontou o deputado, ressaltando a qualidade sanitária de Santa Catarina. Sopelsa disse também que é preciso lembrar de todo o esforço conjunto de produtores e governo para as conquistas sanitárias e comerciais do estado. “Em 2001 Santa Catarina suspendeu a vacinação, e em 2007 a Organização Internacional de Saúde Animal considerou o estado livre da febre aftosa sem vacinação”, lembrou.

Sopelsa pontuou que o estado tem 8,5 mil produtores de suínos e gera 519 milhões de dólares em divisas com a comercialização dos produtos. O deputado Antonio Aguiar (PMDB) também comemorou a conquista catarinense e acredita que os pequenos produtores serão mais beneficiados a partir do novo acordo. “O Japão é o país que melhor paga a carne suína no mundo. Espero que desta vez, quem produz o suíno, o pequeno produtor, ganhe com este mercado”.

Voltar