Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2013 - 14h34min

Confira as responsabilidades dos novos membros da Mesa

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina elegeu neste momento os novos integrantes da Mesa, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos do Parlamento.


Presidente – Joares Ponticelli (PP) 
Joares Ponticelli, 47 anos, é formado em Pedagogia. Com base eleitoral em Tubarão, Sul do estado, o parlamentar exerceu o primeiro mandato como deputado estadual em 1999-2003. Exerceu a presidência estadual do Partido Progressista, foi presidente da Escola do Legislativo Deputado Licio Mauro da Silveira e atualmente ocupa a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).   
O presidente é o representante da Assembleia, quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem. Entre as principais atribuições, está a condução dos trabalhos nas sessões da Casa, presidindo-as e determinando suspensão, encerramento ou prorrogação das mesmas. Anuncia a Ordem do Dia das matérias a serem apresentadas em Plenário. Cabe ao presidente a composição das Comissões, a determinação de publicações no Diário da Assembleia, a substituição do governador do Estado, conforme determina a Constituição. O presidente pode convocar e reunir, periodicamente, os líderes e presidentes das Comissões Permanentes para avaliação dos trabalhos, exame de matérias e adoção de providências necessárias para o bom andamento da Casa.

1° Vice-presidente – Romildo Titon (PMDB)

Romildo Titon, 56 anos, representante do Meio-Oeste catarinense, tem por formação a produção rural. No seu quinto mandato, Titon ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

2° Vice-presidente – Padre Pedro Baldissera (PT)

Padre Pedro Baldissera (PT), 55 anos, formado em Teologia e Pedagogia, representa o Oeste e Extremo-Oeste. Tem como bandeiras a luta por moralidade nos poderes públicos e a defesa da agricultura familiar e camponesa.
Os vice-presidentes devem participar das reuniões da Mesa, com direito a voto; nas ausências e impedimentos do Presidente, substituí-lo, pela ordem; e no caso de renúncia, falecimento ou perda de mandato do Presidente, após 30 de novembro do segundo ano do mandato da Mesa, assumir a Presidência da Assembleia, pela ordem, até se completar o mandato em curso.


1º Secretário – Kennedy Nunes (PSD)

Kennedy Nunes, 41 anos, formado em Jornalismo, possui base eleitoral em Joinville. Exerceu mandato de 2007-2011; 2011-2015. Autor da proposição que criou a Comissão de Proteção Civil, primeira do gênero no país. 
Ao primeiro secretário compete, principalmente, a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, a distribuição das matérias às Comissões, a inclusão na pauta as matérias em condições regimentais de figurar na Ordem do Dia e a presidência da Corregedoria.

2º Secretário – Nilson Gonçalves (PSDB)

Nilson Gonçalves, 62 anos. Advogado, com base eleitoral em Joinville e região, está no quarto mandato. Durante sua atuação no Parlamento, já produziu mais de 70 matérias e projetos para atender diversos segmentos da região Norte do estado.
O 2º secretário deve substituir o primeiro, na ausência deste. Entre as principais atribuições está Lavratura da ata das sessões plenárias e a instrução das proposições com a decisão do Plenário.

3º Secretário - Manoel Mota (PMDB)

Manoel Mota, 71 anos. Empresário, com base eleitoral no Sul do estado e Grande Florianópolis. Em sua 6ª legislatura, Mota atua na defesa da construção e recuperação das rodovias catarinenses.  

Auxiliar o 1º e o 2º secretários, substituindo-os em suas ausências, pela ordem. Deve controlar os prazos das Comissões e o encaminhamento regimental das matérias. Deve encaminhar relatório semanal à Mesa e aos líderes, contendo a tramitação de todas as matérias e proposições sujeitas à apreciação das Comissões. Também deve encaminhar ao 1° secretário as matérias que encerraram sua tramitação nas Comissões ou que tenham expirado o prazo de tramitação.

4º Secretário – Jailson Lima da Silva (PT)

Jailson Lima da Silva, 53 anos. Formado em medicina, possui sua base eleitoral em Rio do Sul e Alto Vale do Itajaí, com mandatos de 2007-2011; 2011-2015. Com um olhar focado na investigação, Jailson denunciou benefícios dados aos servidores públicos, com destaque para aposentadorias por invalidez.
Auxilia os demais secretários, substituindo-os nas ausências, pela ordem. Entre as principais atribuições, promove o trabalho de Relações Públicas da Assembleia. Orienta e fiscaliza a impressão e a manutenção do Diário da Casa e deve fiscalizar obras e a conservação e estrutura das dependências do Parlamento.


Tatiani Magalhães
AGÊNCIA AL

Voltar