Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2013 - 13h38min

Assembleia Legislativa presta homenagem a Biguaçu

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promove, nesta quinta-feira (16), uma sessão especial em homenagem aos 180 anos de fundação político-administrativa de Biguaçu. A cerimônia está marcada para às 19h no Casarão Born, no centro da cidade. O evento faz parte do calendário comemorativo ao aniversário do município e deverá contar com a participação de autoridades municipais e estaduais, entre elas o deputado deputado Reno Caramori (PP), proponente da homenagem.


Durante a solenidade será lançado o livro “De São Miguel da Terra Firme a Biguaçu - O Legislativo Catarinense Contando a História da Cidade 1835 a 2013”. A obra possui 350 páginas e reúne diversos documentos como ofícios, pareceres, leis, atas, decretos, entre outros. O material diz respeito a vários momentos históricos da cidade, desde a criação do Município de São Miguel da Terra Firme até os dias atuais. A obra é editada pela Gerência do Centro de Memória da Coordenadoria de Documentação da Assembleia Legislativa, com uma síntese assinada pelo historiador biguaçuense Joaquim Gonçalves dos Santos.

Biguaçu é um dos municípios mais antigos de Santa Catarina. Foi criado em 1747 com a chegada dos primeiros açorianos, que deram origem à Vila de São Miguel da Terra Firme. Durante muitos anos, São Miguel foi o centro político e econômico da cidade e somente em 1886 a sede foi transferida para as margens do Rio Biguaçu. Em 1910 o município foi rebatizado com o mesmo nome do rio. Um dos fatos mais curiosos de sua história ocorreu no final do século XVIII, quando Desterro (atual Florianópolis) foi invadida pelos espanhóis e a capital da Província de Santa Catarina foi transferida para São Miguel da Terra Firme durante alguns meses.

Serviço:
O que:
Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 180 anos de emancipação Político-Administrativa de Biguaçu e entrega do livro "De São Miguel da Terra Firme a Biguaçu"
Quando: quinta-feira (16), às 19 horas
Onde: Centro Cultural Casarão Born, em Biguaçu

Voltar