Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/06/2013 - 09h55min

Assembleia Legislativa homenageia a Imigração Japonesa no Brasil

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira, 17, uma sessão especial em comemoração aos 105 anos da imigração japonesa no Brasil. A solenidade, marcada para às 19 horas, no Plenário Osni Régis, foi proposta pelo presidente da casa, deputado Joares Ponticelli – PP.

Atualmente, o país abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes. A imigração teve início em 1908, quando 165 famílias desembarcaram no Porto de Santos. Elas eram oriundas de áreas de economia agrícola do norte e sul do Japão. Esse grupo de camponeses veio para o Brasil com intuito de trabalhar no desenvolvimento da cultura do café, produto mais importante da época, na região oeste de São Paulo.

Em Santa Catarina, os japoneses só começaram a se estabelecer na década de 1950. As cidades que mais receberam imigrantes no Estado foram Florianópolis, Caçador, Lages, Curitibanos, Frei Rogério e Joinville. Na capital, os japoneses dedicaram-se à pesca, principalmente na praia da Armação. Nas outras regiões, os imigrantes atuaram na agricultura, como produção de alho em Curitibanos, alho e peras em Caçador, e de tomates, maçãs e, mais recentemente, de kiwi, na região de Lages.

Voltar