Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2013 - 13h16min

Técnicos em mineração visitam empresa de macacos hidráulicos na China

Imprimir Enviar
Empresa de macacos hidráulicos dá boas vindas à comitiva brasileira. FOTO: Gabriel Schramm Szenészi/TVAL

A segunda semana da comitiva de técnicos brasileiros na China começou na segunda-feira (1º) com a visita a uma fábrica de macacos hidráulicos na cidade de Pingdingshang, província de Henan. Os equipamentos são utilizados para segurar o teto da mina durante a extração do carvão, o que permite usar a técnica de preenchimento da área minerada. 

O superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ricardo Peçanha, explica que esse método, chamado de “back fill” (que pode ser traduzido como “completar atrás”), ainda não existe no Brasil e está sendo estudado como uma possível alternativa para mineração em Santa Catarina.

Fundada em 1968, a empresa de macacos hidráulicos visitada pela comitiva, que tem o governo chinês como sócio majoritário, conta atualmente com sete filiais espalhadas pela China. Em 2012, atingiu um faturamento de R$ 630 milhões de reais. No ano passado, a empresa fabricou 7 mil macacos hidráulicos.

O maior exemplar produzido pela empresa tem 7,2 metros de altura e suporta 1,8 mil toneladas, o que representa, aproximadamente, o peso de 85 carros populares. “Já produzimos mais de 350 macacos hidráulicos desse tamanho e a expectativa de crescimento é grande porque na província da Mongólia Interior ainda há muito espaço a ser explorado”, explica o diretor técnico da empresa, Chen Guo Zhi.

Como as minas brasileiras são bem menores que na China, os suportes hidráulicos precisariam ter, no máximo, 2,5 metros.  O superintendente do DNPM ressalta que a tecnologia “back fill” é uma solução para o destino dos rejeitos da mineração, além de evitar alterações na superfície da área minerada. “Nós estamos estudando a proposta e avaliando se esse é o melhor método a implantar em uma nova mina catarinense. Tudo vai depender do custo”, pondera.

Nesta terça-feira (2), o grupo prossegue na cidade de Pingdingshang para conhecer os detalhes da proposta da empresa chinesa para a instalação dos macacos hidráulicos de acordo com a técnica "back fill" e a geologia das minas de Santa Catarina.

Voltar