Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2015 - 11h53min

Sessão especial marca a passagem dos 60 anos do Dieese

Imprimir Enviar
FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Os 60 anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foram celebrados na noite desta terça-feira (20) em sessão especial promovida na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A homenagem partiu do deputado Dirceu Dresch (PT) e reuniu lideranças políticas, profissionais liberais e representantes de entidades de classe.

Criado em 22 de dezembro de 1955, em uma iniciativa do movimento sindical para viabilizar um instituto de pesquisa que atendesse aos anseios dos trabalhadores brasileiros, o Dieese se tornou conhecido também por sua atuação em áreas como assessoria e capacitação a órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.

Entre as ações de mais destaque, está a pesquisa do custo da cesta básica, realizada em todas as capitais brasileiras. Certificada recentemente pelo Ministério da Educação para atuar no ensino superior, a entidade também formou neste ano a sua primeira turma de bacharéis, no curso de Ciências do Trabalho.

A realização da sessão especial, disse Dresch, aconteceu em reconhecimento a esta trajetória, e à contribuição da entidade para a classe trabalhadora. “O evento é uma homenagem pelo que o Dieese significou na história da luta dos trabalhadores por mais direitos, estando sempre presente de forma ativa nas mesas de negociações e qualificando os debates com argumentos e dados da situação da economia do país.”

A diretora do Portal Desacato, Rosângela Bion de Assis, que na sessão representava a Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC), afirmou que o Dieese sempre forneceu subsídios para que os trabalhadores pudessem contrapor as informações veiculadas pelos meios de comunicação de massa do país. “O Portal Desacato foi fundado para relatar a história dos trabalhadores e povos que lutam por sua soberania. Para dar visibilidade à informação que a mídia tradicional oculta e para os invisíveis do sistema e os párias da sociedade. E o Dieese exerceu um papel fundamental neste sentido.”

Credibilidade conquistada
Apesar do seu alcance social, a implantação do Dieese em Santa Catarina exigiu um grande esforço por parte das lideranças sindicais locais, lembrou o Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio no estado de Santa Catarina (Fecesc), Francisco Alano. “Estávamos nos momentos finais da ditadura militar e havia uma resistência muito grande por parte do Delegado Regional de Santa Catarina, que inclusive propôs a criação de um instituto controlado pelo governo. Foi uma luta ferrenha.”

No dia 26 de novembro de 1981, entretanto, foi obtida a oficialização do Dieese no estado, atendendo a uma iniciativa da Facesce e com a participação direta de Walter Barelli, diretor nacional da entidade. A regional catarinense teve então como seu primeiro técnico o hoje vereador por Florianópolis, Afrânio Boppré, e como diretor sindical o próprio Alano.

O maior feito do Dieese neste tempo, disse, foi denunciar a manipulação dos índices de inflação divulgados pelos militares, fato que credenciou o instituto até mesmo junto ao governo. ”Este foi um momento importantíssimo, em que foi quebrada a espinha dorsal da ditadura militar. Eles não tiveram mais como se contrapor e passaram a reconhecer o índice divulgado por nós.” No plano estadual, ele ressaltou a participação do Dieese na criação dos pisos salariais regionais. “Há poucos estados com esses pisos implantados e um deles é Santa Catarina, onde foi elaborado de baixo para cima, com a participação ativa da classe trabalhadora.”

O supervisor técnico do Dieese-SC, José Álvaro Cardoso, por sua vez, afirmou que o comprometimento do quadro funcional da entidade está na raiz dos resultados obtidos junto à sociedade brasileira. “Esta homenagem é também aos valorosos funcionários da entidade, que com o seu trabalho dedicado e criterioso preservam o maior patrimônio temos, que é a credibilidade. Muitos economistas até discordam, mas respeitam os critérios e fidedignidade dos seus dados. Isso para nós é uma conquista.”

Homenageados

Na ocasião, também foram homenageadas as entidades e personalidades que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Dieese.

Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Santa Catarina;

Força Sindical do Estado de Santa Catarina;

Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC);

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Santa Catarina (CBT-SC);

União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina (UGT-SC);

Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC);

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc);

Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc);

Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc);

José Isaías Vechi;

Moacir Pedro Rubini;

Daniel Domingos dos Passos.

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar