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30/03/2010 - 19h19min

Seminário aborda o uso do telefone em campanha eleitoral

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Seminário aborda o uso do telefone em campanha eleitoral
O Parlamento estadual, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), realizou na tarde desta quarta-feira (30) o seminário “A utilização do Telefone em Campanhas Eleitorais – Melhores Práticas”. O evento, que contou com a participação do presidente da ABT, Jarbas Nogueira, e do publicitário e consultor de marketing político Fernando Lacerda, teve como propósito orientar e conduzir ao uso correto desta mídia, considerada altamente eficiente e capaz de trazer grandes resultados em campanhas se utilizada corretamente. Ao abrir o evento, Nogueira fez uma breve prévia sobre os diversos serviços de telemarketing oferecidos no Brasil, entre eles nas campanhas políticas, sempre respeitando as normas do Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação (Probare). Segundo o presidente, a ABT é um dos únicos ramos que ainda contrata jovens entre 18 e 24 anos sem exigir experiência anterior, com crescimento de 12% de emprego ao ano e aproximadamente 77% dos contratados são mulheres pessoas acima de 40 anos que estão retornando ao mercado de trabalho. “O serviço de telemarketing vem crescendo a cada ano e pode ser considerada uma grande ferramenta de mídia, porém, deve ser utilizada com inteligência para ter bons resultados”, frisou. Após a introdução sobre a importância do telemarketing nos dias atuais, Fernando Lacerda revelou que o uso do telefone pode render uma boa campanha política, fazendo com que o candidato possa estar presente na mente do eleitor e assegurando que, no momento da votação, ele esteja certo de seu candidato. Para Lacerda, dois pontos precisam ser trabalhados: a gestão parlamentar e a campanha eleitoral. Pesquisas comprovam que 46% dos eleitores chegam ao dia da eleição sem saberem em quem vão votar por falta de um contato mais próximo entre candidato e eleitor. “O telefone pode ajudar no marketing político fazendo com que o eleitor, por opção, responda ou não pesquisas por telefone. Caso ele aceite, um cadastro é gerado e assim criamos um canal entre as duas partes. A partir desse mecanismo, inúmeras campanhas podem ser feitas a favor dos candidatos”, mencionou. O seminário, direcionado a parlamentares, assessores, candidatos e demais entidades interessadas, teve a participação dos deputados Joares Ponticelli (PP) e José Natal (PSDB). (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)
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