Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2012 - 20h44min

Semana é marcada pelo início das articulações para a eleição da Mesa em 2013

Imprimir Enviar
Deputados Silvio Dreveck (PP) e Nilson Gonçalves (PSDB)

As articulações para eleição para a Mesa da Assembleia Legislativa, que ocorrerá em fevereiro do ano que vem, tornaram-se publicas nesta semana, com o anúncio do apoio das bancadas do PP e do PSDB a uma eventual candidatura dos progressistas à Presidência do Parlamento catarinense.  A aliança visa, inclusive, às eleições de 2014 no Estado, quando serão eleitos governador, senador, deputados estaduais e federais.
As duas bancadas somam 11 deputados (seis do PSDB e cinco do PP). O acordo foi anunciado na tribuna pelo líder do PP, deputado Silvio Dreveck, e pelo deputado tucano Nilson Gonçalves, durante a sessão da última quarta-feira (7).
Nilson afirmou que o PSDB tem condições de lançar candidato a presidente, mas, “num gesto de boa vontade”, o partido renunciou ao direito. O parlamentar declarou que o bloco admite a divisão do mandato com outros partidos.

Greve da saúde
A Assembleia Legislativa buscou intermediar acordo entre servidores dos hospitais estaduais em greve e o governo, com o objetivo de pôr fim à paralisação iniciada em outubro. Na quarta-feira (7), a Comissão de Saúde realizou audiência pública para discutir as reivindicações da categoria.
Representantes do governo estadual afirmaram ser impossível a concessão de reajustes e mantiveram a posição de não negociar enquanto a categoria não voltar ao trabalho, o que não foi aceito pelas entidades que representam os servidores, que pedem a reestruturação da carreira, reposição salarial e contratação de servidores por meio de concurso público. 

Adoção – Laços de Amor
A campanha desenvolvida pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santa Catarina (OAB-SC), voltou a ser destaque nacional nesta semana. Os comerciais veiculados pela campanha que incentiva a adoção tardia foram finalistas do 34º Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo de Televisão.
Na última quarta-feira, o Parlamento participou, em São Paulo (SP), da cerimônia de premiação. A campanha catarinense concorreu com comerciais do Ministério das Cidades e da Associação Casa do Zezinho (SP), na categoria Institucional Nacional. A vencedora foi a entidade de São Paulo.

Pesca da tainha
Em Plenário, os deputados aprovaram na tarde de terça-feira (6) o Projeto de Lei nº 182/12, do deputado Edison Andrino (PMDB), declarando integrante do patrimônio histórico, cultural e artístico de Santa Catarina a pesca artesanal da tainha. De acordo com Andrino, que cresceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a pesca da tainha movimenta as comunidades, a economia regional, a gastronomia, além de estar enraizada na cultura das comunidades litorâneas. (Marcelo Espinoza)

Voltar