Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2013 - 16h22min

Saiba mais sobre o novo presidente do Parlamento catarinense

Imprimir Enviar

Prestes a completar 48 anos de idade, Joares Ponticelli (PP), novo presidente da Assembleia, chega ao cargo principal do Legislativo catarinense após 15 anos de atuação parlamentar. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, foi reeleito em 2002, 2006 e 2010.

Nesse período, foi vice-líder e líder do governo por três vezes. Atuou em praticamente todas as comissões permanentes da Casa, com destaque para a presidência nas Comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Turismo e Economia, do Decoro Parlamentar, além das comissões especiais externas da BR-101 e a do Complexo Lagunar.

Ainda no Legislativo catarinense, Ponticelli foi presidente do Fórum Parlamentar das Rodovias Federais. Ainda presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e foi membro de outras três.

Em 2007, Ponticelli assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, cargo do qual se despede, com a eleição para o comando do Parlamento.

Atuação nacional
O novo presidente foi o primeiro catarinense a presidir a União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), em 2012, reconhecida como a maior conferência parlamentar da América Latina. À frente da entidade, realizou o Fórum do Desenvolvimento, Federalismo e Dívida dos Estados e deu início a Campanha pela Unificação das eleições no país.

Participou de quatro missões especiais no exterior, além de diversos encontros e eventos ligados à atividade parlamentar no país.

Trajetória
Joares Carlos Ponticelli nasceu em 10 de fevereiro de 1965 na cidade de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. Descendente de italianos, é filho dos agricultores Lauro e Nair Ponticelli.

Após concluir o 2º grau em Rio do Sul, formou-se em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Unisul. Em 1984, foi admitido em concurso público e passou a ser professor de Educação Física em Pouso Redondo. Em 1987, transferiu-se para Tubarão, onde deu início à vida pública e política, atuando no Partido Progressista Brasileiro, atual Partido Progressista (PP), sigla que preside no estado.

Em Tubarão, o parlamentar se destacou na Escola Técnica Diomício Freitas, onde chefiou diversos departamentos antes de assumir a direção-geral da instituição. Na área da Educação, foi um dos integrantes do grupo de instalação do Colégio Energia em Tubarão sendo, mais tarde, nomeado diretor da escola.

Em 1996, assumiu a chefia do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura de Tubarão. No mesmo ano, elegeu-se vereador e se tornou líder da bancada do então PPB. Atuou, também, como secretário-geral da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Em 1998, elegeu-se pela primeira vez deputado estadual, com 24.557 votos.

Em sua formação, Ponticelli acumula centenas de horas de cursos de aperfeiçoamento, seminários, conferências e palestras. Possui 26 diplomas, medalhas de mérito e troféus de destaque. Recebeu o título de cidadão em 11 municípios catarinenses.

Voltar