Joares Ponticelli é eleito para a Presidência da Assembleia Legislativa
O deputado Joares Ponticelli (PP) foi eleito há pouco para a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele obteve 39 dos 40 votos, na disputa com Sargento Amauri Soares (PDT), o outro candidato.
Inicialmente, havia a expectativa que Ponticelli seria candidato único. Mas, na última quarta-feira (30), Sargento Amauri anunciou que se candidataria à Presidência.
Na tribuna, o pedetista justificou que sua candidatura era uma alternativa ao que chamou de perda de independência e autonomia do Legislativo em relação ao Executivo. “Nada tenho de pessoal contra o deputado Ponticelli”, ressaltou. “Mas precisamos resgatar o princípio da autonomia dos poderes”.
Ponticelli defendeu sua candidatura, ao afirmar que ela foi construída por meio de consenso entre vários partidos, entre eles integrantes da oposição, como PT e PCdoB. “Prosseguimos como um poder autônomo e independente”.
Divisão de mandato
O resultado deve confirmar o acordo selado no fim do ano passado em PP e PMDB pela divisão do comando do Parlamento catarinense no biênio 2013/2014. Com isso, Ponticelli permanecerá na presidência até 31 de janeiro de 2014, quando dará lugar a Romildo Titon (PMDB), que deve ser eleito vice-presidente, em sessão preparatória que será realizada ainda hoje, já sob o comando de Ponticelli.
Agência AL