Projetos aprovados: deputados homenageiam ex-prefeito de Lages
Quatro projetos foram aprovados pelos deputados na sessão ordinária desta terça-feira (19) da Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei (PL) 432/2015 dá o nome do ex-prefeito de Lages Renato Nunes de Oliveira, o Renatinho, à nova ala do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages. Conforme o autor do projeto, deputado Gabriel Ribeiro (PSD), o objetivo é homenagear o político, que morreu em agosto de 2015.
“É uma forma de eternizar o nome desse importante político de Lages numa das maiores obras da saúde pública de Santa Catarina”, afirmou Gabriel. O PL foi elogiado por vários parlamentares, como João Amin (PP), Silvio Dreveck (PP), Leonel Pavan (PSDB) e Fernando Coruja (PMDB), que foi adversário de Renatinho em algumas disputas eleitorais.
Renato Nunes de Oliveira morreu aos 68 anos, em 2015. Advogado de formação, foi vice-prefeito de Lages entre 2000 e 2006, ano em que assumiu a Prefeitura, após o então prefeito Raimundo Colombo renunciar para concorrer ao Senado. Em 2008, Renatinho se reelegeu prefeito.
Saúde
Dois projetos do deputado Natalino Lázare (PR), referentes à saúde, foram aprovados na sessão desta terça. O PL 507/2015 institui a Semana Estadual de Divulgação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), a ser celebrada na primeira semana de maio. As PICs são tratamentos alternativos, como acupuntura, termalismo, homeopatia e a fitoterapia.
Já o PL 519/2015 institui a Semana Estadual de Esclarecimentos sobre a Microcefalia, sempre na primeira semana do mês de abril. Conforme o autor do projeto, o objetivo é levantar o debate sobre esse problema em todo o estado.
Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Resolução 3/2016, de autoria da Mesa Diretora. A proposta trata da instalação e manutenção dos escritórios de representação dos deputados em suas bases eleitorais.
Agência AL