Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2015 - 14h07min

Prefeitas mirins de São João Batista visitam Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Prefeitas mirins de São João Batista foram recebidas pelo presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio. FOTO: Carlos Kilian

Oito alunas do 4º ano do ensino fundamental de São João Batista viveram um dia especial na segunda-feira (7). Acompanhadas pelo prefeito da cidade, Daniel Netto Cândido, da secretária municipal da educação, Rosane Sartori Rosa, e da professora Rosane da Silva Angeli, elas visitaram os chefes dos poderes, não na condição de estudantes, mas de prefeitas mirins do município onde vivem.

O grupo foi selecionado a partir de um projeto desenvolvido pela prefeitura do qual participaram 350 alunos de oito escolas da rede municipal. Cada um foi desafiado a elaborar uma redação na qual deveriam ser listadas as ações prioritárias que adotariam se estivessem no lugar do prefeito.

Algumas questões como o combate ao desmatamento, a destinação correta do lixo, maior atenção à saúde e à educação mereceram destaque entre os estudantes, assim como ações de proteção aos idosos e aos animais.

As melhores  redações foram selecionadas e oito meninas de nove e 10 anos, uma de cada escola, passaram o dia envolvidas em atividades de gestão municipal e visitas à capital catarinense. Pela manhã, foram recebidas no gabinete do prefeito e depois visitam obras do município. À tarde se deslocaram a Florianópolis, onde visitaram a Assembleia Legislativa, sendo recebidas pelo presidente Gelson  Merisio, que parabenizou a iniciativa. Antes, foram ao Centro Administrativo e tiveram um encontro com o governador Raimundo Colombo.

A secretária de educação, Rosane Sartori Rosa acompanhou as alunas. Rosane descreveu que o projeto Prefeito Mirim foi realizado pela primeira vez e teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência política e social, fazendo com que os estudantes se preocupem com os problemas de sua comunidade, para modificar a realidade dela.  O  tema da redação foi Se eu fosse prefeito, o que faria pela minha cidade?

A classificação, feita por profissionais da área da educação, avaliou os critérios de relevância das ações, resultados atingidos e objetividade. A diplomação ocorreu no dia 3 de dezembro.

Projeto continuará

O prefeito Daniel Cândido destacou que em momentos de crise política, tal projeto é bastante propício para que desde cedo as crianças entendam a importância de participar da vida pública.  Ele acompanhou todas as visitas e disse que o projeto terá sequência nos próximos anos. “Acreditamos que a educação transforma e esse é um dos projetos que contribuem para que tenhamos cidadãos mais conscientes da sua importância na sociedade”.

O que as meninas disseram sobre o dia como prefeitas

Eduarda Martins Wisbecki: “Foi um dia divertido, mas ao mesmo tempo sério”.

Gabrielle Cim Teixeira: “Foi muito espetacular, ser prefeito é muito difícil às vezes”.

Isadora Maykot dos Santos: “Foi um dia de muito aprendizado, quando a gente sai da sala e vai ver como é aprende mais”.

Larissa Dos Santos Silva: “Foi muito legal. Foi mais do que eu imaginava”.

Laura Beatriz Amorim: “Ser prefeito não é como dizem, existem aqueles que trabalham muito e levam a sério”.

Maria Clara Medeiros de Lima: “Foi um sonho realizado. Gostei muito”.

Pietra Kaiser De Oliveira: “Foi muito legal. Adorei conhecer tudo, principalmente o plenário da Assembléia Legislativa”.

Thaynara Karoline Voltolini: “Foi um dia importante, pois eu conheci o governador do Estado e o presidente da Assembléia Legislativa. Achava que a política era algo ruim, mas não é. Tem pessoas boas”.

Voltar