Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2012 - 18h15min

Parlamento incentiva relações comerciais entre China e Santa Catarina

Imprimir Enviar
Visita - comitiva chinesa de Pingdibgshan
De olho num mercado consumidor de 1,3 bilhão de pessoas, a Assembleia Legislativa tem atuado como indutora das relações comerciais entre Santa Catarina e a China. No ano passado, duas missões do parlamento catarinense estiveram no país asiático com o objeto de estreitar os laços entre o Estado brasileiro e a economia que mais cresce no mundo. Os resultados desse trabalho já podem ser vistos. Na semana passada, uma comitiva de empresários chineses do setor de mineração esteve em Santa Catarina. Em pauta, a possibilidade de investimentos na produção de carvão mineral do sul do Estado. Os chineses têm tecnologia e know-how para aumentar a produtividade das minas e reduzir o impacto ambiental produzido pela indústria carbonífera. O deputado Valmir Comin (PP), que esteve na missão catarinense realizada em novembro passado, afirmou que os dois lados têm muito a ganhar com o aprimoramento das relações comerciais. “O que visualizamos na China é algo surpreendente. É um país que planeja e executa com eficiência, seguindo uma legislação ambiental que está cada vez mais rigorosa”, destaca. O parlamentar afirma que, diante do mercado consumidor chinês, Santa Catarina pode diversificar sua pauta de exportações, atualmente restrita a produtos de menor valor agregado, oriundos principalmente do agronegócio. “Santa Catarina é um estado pujante, inovador e exportador. Pela dinâmica de nossos produtores e nossas universidades, temos condições de trabalhar também na exportação de produtos com maior valor agregado”. Jailson Lima (PT) também esteve presente nas várias missões catarinenses à China. Para ele, a Assembleia deve agir nessa aproximação entre os dois mercados. “O parlamento faz parte da representação pública e política de um Estado. E nesse aspecto, a Assembleia tem feito mais que o próprio Estado”. Jailson acredita que a troca de experiências não deve se restringir à área comercial. “Ao trocar experiências na educação, na área tecnológica, com a criação de um órgão representativo na Assembleia, nós podemos criar novos caminhos nessa relação entre Santa Catarina e China”, considera. Importância do parlamento Na avaliação da secretária-executiva de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Katia Sarlet Rezende, a presença do poder público como indutor das relações comerciais dá mais segurança aos investidores chineses. “A Ásia tem governos fortes. Se as empresas não sentem esse apoio do poder público, elas não se sentem seguras”, diz. Ela lembra ainda que o apoio da Assembleia Legislativa é importante na aprovação de leis que incentivem e facilitem a instalação de empresas de outros países em Santa Catarina. Potencial A importância do mercado chinês para o Brasil e, consequentemente, para Santa Catarina também é reconhecida pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). Desde 2004, a entidade realiza missões à China. Inicialmente, o objetivo era conhecer o mercado e prospectar novos negócios. Atualmente, as missões também miram a venda de produtos catarinenses para o país asiático. Para o presidente da Fiesc, Glauco Corte, há boas possibilidades de negócios entre os dois países. No caso de Santa Catarina, a vocação exportadora e o complexo portuário são diferenciais em relação a outros estados. Há, no entanto, aspectos que atrapalham: o câmbio desfavorável, a alta carga tributária e os problemas de infraestrutura. “Mas essas são questões que não dependem das indústrias, dependem de ações do governo. E o que queremos não são privilégios, mas condições iguais de competição com os produtos chineses”, afirma Corte. Por causa desse cenário, a balança comercial está deficitária para Santa Catarina. Mesmo com as dificuldades, as relações comerciais têm se intensificado nos últimos anos. Segundo Corte, em quatro anos, as vendas de carne de frango para a China tiveram um crescimento de 230%. “Temos condições de exportar mais produtos, de maior valor agregado”, destaca o dirigente. Corte considera importante a atuação da Assembleia no estímulo às relações comerciais entre Santa Catarina e China. “Qualquer esforço que envolva o poder público contribui para essas relações”. (Marcelo Espinoza) Informações sobre o comércio Santa Catarina- China (dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior): Principais produtos comprados pela China: - Derivados de soja (em grão, óleo) - Carne de frango - Motocompressor - Blocos de cilindros, cabeçotes e outras peças para motores a diesel Principais produtos vendidos pela China: - Produtos cerâmicos - Tratores - Componentes para máquinas de ar-condicionado - Pneus para veículos de passeio - Exportações para a China em 2011: 410,3 milhões de dólares - Importações da China em 2011: 3,9 bilhões de dólares.
Voltar