Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2013 - 14h13min

Decisão do STF, Ferrovia do Frango e segurança pública pautaram a sessão

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Régis. Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

Na sessão ordinária desta quinta-feira (19), o deputado Jean Kuhlmann (PSD) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de novo julgamento no caso do mensalão. “O aceite de embargos infringentes fez com que o mensalão virasse pizza. É algo absurdo! É por isso que a classe política e o Judiciário perdem credibilidade”. A mudança no país, conforme o parlamentar, deve começar pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. “Deve ser composta por pessoas que não possam concorrer a cargos públicos pelos próximos 20 anos para não se beneficiarem das leis que criaram”.

Saúde do trabalhador
O seminário que será realizado na próxima terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, para debater a saúde do trabalhador e da trabalhadora no serviço público em Santa Catarina, foi destacado pelo deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador, na sessão desta manhã. 

Conforme o deputado, o debate é motivado pela necessidade de se construir uma política estadual de saúde do servidor público e por denúncias recebidas pela Frente em relação ao tema. “O diagnóstico da situação é fundamental para a proposição de soluções para os problemas. Pretendemos contribuir efetivamente para garantir a saúde do trabalhador em Santa Catarina”, ressaltou.

Dia Estadual da Conscientização Social
O deputado Serafim Venzon (PSDB) comentou na tribuna que protocolou projeto de lei propondo a criação do Dia Estadual da Conscientização Social, a ser comemorado anualmente em 3 de outubro. A proposição é fruto de sugestão de alunos da E.E.B. São José, da cidade de São Joaquim, que participaram recentemente do programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa.

Segurança pública
Na opinião do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), o governo precisa refletir sobre a proposta de política salarial dos profissionais da Segurança Pública. “O governador e seus secretários devem atentar para que a proposta não atenda de forma muito generosa de novo os setores lá da cúpula e deixe de lado os setores da base. O soldado não está levando nada com a proposta que pretende ser paga em 2,5 anos. A reposição da inflação dá empate com a proposta apresentada como sendo a oitava maravilha”, disse.

O parlamentar também comentou as recentes denúncias de irregularidades que envolvem o PDT. “Este mandato e este parlamentar estão muito distantes de todas as notícias que tratam de suposta corrupção em convênios do Ministério do Trabalho, cujo titular é o presidente estadual do PDT, Manoel Dias. Não participamos de nenhuma negociata, acordo ou indicação”, salientou.

Ferrovia da Integração
O deputado Silvio Dreveck (PP) usou a tribuna nesta manhã para retomar o debate sobre o traçado da Ferrovia da Integração. “Obviamente, preferimos a integração do Oeste com o Meio-Oeste, Planalto Norte e com os portos catarinenses, não apenas um”, disse. “Mas defendo que o Executivo faça um estudo técnico e defina aquele traçado que seja melhor para Santa Catarina e para o Brasil. Que seja economicamente viável, com menor custo, menor impacto ambiental e que traga retorno econômico e financeiro para atrair empreendedores”, ponderou.

Obras na BR-285
O deputado Valmir Comin (PP) registrou que na próxima segunda-feira (23) a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, participa de solenidade no município de Timbé do Sul para entrega da ordem de serviço que dá início às obras da BR-285, Rodovia Abel Dal Pont. “Esta é uma luta que vem sendo travada ao longo de muitos anos, uma reivindicação do Sul de Santa Catarina. A obra vai promover uma integração cada vez mais forte entre catarinenses e o nordeste do Rio Grande do Sul. Esperamos que seja concluída o mais breve possível”.

Alpino Germânico
Na tribuna, o deputado Gilmar Knaesel (PSDB) prestou homenagem ao Grupo Folclórico Alpino Germânico, de Pomerode, que celebra no dia 29 de setembro 45 anos de fundação. Sob a coordenação de Franscisco Zmazek, o grupo atua na preservação e valorização das tradições alemãs através das danças típicas da Bavária e do Tirol. “É preciso comemorar esta data importante para a cultura catarinense. Cumprimento todos que integraram o grupo ao longo desses anos. É uma referência, um exemplo na manutenção das tradições”.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar