Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ao vivo

Acompanhe a programação pelo Youtube.


Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/08/2022 - 15h44min

Lei que institui novo roteiro turístico em SC já está em vigor

Imprimir Enviar
O Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento, integra a Rota Turística Religiosa Caminho do Louvor. FOTO: Arquivo/Agencia AL

Já está em vigor a lei que institui em Santa Catarina a Rota Turística Religiosa Caminho do Louvor. A medida, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), foi aprovada pelos parlamentares no mês passado e sancionada recentemente pelo Poder Executivo.

Conforme o texto da Lei 18.480/2022, o roteiro engloba os municípios de Ituporanga, Vidal Ramos, Leoberto Leal e Nova Trento, nas regiões do Alto Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. O objetivo é aproveitar o potencial turístico religioso desses municípios, aliando-os aos seus atrativos naturais e históricos.

Em Nova Trento, situa-se o Santuário de Madre Paulina, a primeira santa brasileira, que atrai romeiros do Brasil inteiro. Já Ituporanga, foi inaugurado recentemente um santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, cuja imagem é uma das maiores do país, com 40 metros de altura.

“Este caminho, que já está todo organizado, vai ser um facilitador e um promotor da vinda de turistas, principalmente de fora de Santa Catarina”, justifica o autor da lei. “O turismo religioso é algo importante para o povo cristão e para o desenvolvimento do estado.”

A lei também estabelece que os principais eventos e atrativos do roteiro serão incluídos no calendário oficial de eventos do Estado. Da mesma forma, a rota vai compor as publicações oficiais do Estado, por meio de sites, mapas, guias de demais materiais relacionados ao turismo.

A norma estadual conta, ainda, com um anexo que especifica os pontos turísticos e vias pelas quais o roteiro deve passar. O início é na Igreja Matriz Santo Estevão, em Ituporanga, com o término no Santuário Madre Paulina, em Nova Trento, num total de 130 quilômetros de extensão.

Voltar