Indicações para a presidência das principais comissões estão acertadas
Os partidos e blocos parlamentares já indicaram os nomes para a presidência das principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa em 2017. As indicações fazem parte do acordo que possibilitou a eleição da atual Mesa Diretora da Alesc e levam em consideração também o tamanho de cada bancada.
A Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) caberá ao PSD, que vai indicar Jean Kuhlmann para o cargo. Já a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) continuará sob a presidência do PSDB, com a indicação do deputado Marcos Vieira para a função.
De acordo com o deputado Jean Kuhlmann, o PSD vai sugerir o presidente de outras duas comissões permanentes: Prevenção e Combate às Drogas, com Ismael dos Santos na presidência; e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sob o comando de José Nei Ascari.
Já o PSDB, de acordo com o deputado Serafim Venzon, além da Comissão de Finanças, prosseguirá com a Presidência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. O partido, conforme ele, também reivindica o comando da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O bloco parlamentar formado por PP, PR e PSB estará na presidência de quatro comissões: de Transportes e Desenvolvimento Urbano; de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia; de Agricultura e Política Rural; e de Defesa Civil. Conforme o deputado José Milton Scheffer, os nomes dos futuros presidentes ainda não foram definidos.
O PT trabalha para ter a presidência de outras três colegiados: de Saúde; de Educação, Cultura e Desporto; e Pesca e Aquicultura. Os nomes seriam definidos numa reunião marcada ainda para esta terça-feira (7). Já o PMDB, conforme o deputado Valdir Cobalchini, terá direito a indicar o presidente de duas comissões, que ainda serão definidas.
A confirmação dos futuros presidentes depende, no entanto, de eleição, que será realizada na reunião de instalação de cada uma das comissões, o que ocorrerá somente quando todos os membros de cada colegiado forem definidos. O prazo para a indicação dos membros é de cinco sessões, contadas a partir desta terça-feira.
Agência AL