Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/10/2014 - 17h51min

Hospital Joana de Gusmão promove tarde especial em menção ao Dia das Crianças

Imprimir Enviar

O Dia das Crianças, comemorado ontem, se estendeu até a tarde desta segunda-feira (13) para as 120 crianças internadas no Hospital Joana de Gusmão. Uma ação realizada na área de sol, para as crianças autorizadas a sair do leito, fez parte da política de humanização da instituição, que durante o período de lazer proporcionou uma tarde diferente com a presença do tenista Gustavo Kuerten, com a instalação de uma mini-quadra de tênis.    

Ao acompanhar a visita de Guga, o diretor do Hospital Joana de Gusmão, Murillo Capella, afirmou que a tradição do tenista em realizar um momento de lazer junto às crianças do hospital contribui diretamente na recuperação dos pacientes. “A visita de uma pessoa como o Guga à unidade de tratamento gera uma expectativa muito grande entre as crianças. Isso contribui para o aumento da imunidade e consequentemente melhora a doença. Um encontro como este gera entre os pacientes um assunto positivo, onde muitas crianças passam dias admirando as fotos e conversando sobre a visita”, revelou. 
  
Ao considerar o dia especial, Guga Kuerten revelou que a visita em menção ao dia da criança já faz parte do seu calendário anual. Segundo ele, a oportunidade de estar em contato direto com as crianças internadas no Hospital Joana de Gusmão é um ato de cidadania e humanidade, onde é possível observar diferentes casos de superação, força e determinação. “Ao estar do lado deles podemos sentir a energia que vibra a todo vapor, nos levando a ver a vida de maneira mais generosa. Esse é um momento em que vemos a realidade concreta de vida, onde o amor, a entrega e o sacrifício nos dão uma lição de vida”.

Ele destacou que cada obstáculo que as crianças conseguem vencer no dia a dia do tratamento ajuda a superar os dias de dificuldades e tristeza. “Contribuir desde o ofício mais simples ao mais glorioso é participar da história dessas crianças de forma mais presente. Precisamos que mais pessoas venham doar essa atenção às crianças. Temos que ter o espírito de humanidade”, ressaltou.   

Para o paciente Dawison Souza, 12 anos, que reside em Palhoça e está internado há 19 dias, receber o tenista é um estímulo para o tratamento. “Vejo como um ato de amor às crianças”, frisou.

Já Gabriel Souza, 14 anos, natural do município de Rio do Sul, declarou que receber a visita de pessoas que doam um pouco do seu tempo às crianças é gratificante e importante no tratamento.  Em recuperação de uma cirurgia de retirada de um abscesso na cabeça, Gabriel disse que as visitas são uma oportunidade de fazer novas amizades. “Receber atenção tanto dos visitantes quanto dos enfermeiros é uma distração que ajuda a passar tempo, enquanto não retornamos à escola e ao convívio dos amigos”, mencionou.

Homenagem
Durante a visita, a diretoria do Hospital Joana de Gusmão surpreendeu o tenista Gustavo Kuerten com a outorga de medalha em agradecimento a sua dedicação em proporcionar a alegria das crianças internadas. “Entregamos a um grande colaborador a medalha comemorativa aos 50 anos de fundação da instituição”, afirmou Murillo Capella.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar