Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2015 - 11h30min

Gelson Merisio: “independência, transparência e sintonia com as ruas”

Imprimir Enviar
Abraçado por Antonio Aguiar, Merisio é aplaudido pelos deputados, logo após ser eleito para a Presidência. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Independência, transparência e sintonia com as ruas. Com esses três objetivos, que classificou como cláusulas pétreas, o deputado Gelson Merisio (PSD) pretende exercer a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos próximos dois anos, até 31 de janeiro de 2017. Ele foi eleito por unanimidade, na manhã desde domingo (1º), para um dos cargos mais importantes do estado.

Esta é a terceira vez que Merisio assume o comando do Parlamento. Em 2010, ele presidiu a Casa numa divisão de mandato com Jorginho Melo. Em 2011, reeleito deputado, foi escolhido, também por unanimidade, para ser presidente no biênio 2011-2012. “Nossa atuação será sempre de muito respeito à individualidade de cada deputado, respeitando as divergências de opinião que são salutares para o Parlamento e para a democracia”.

No discurso de posse, agradeceu pela eleição e destacou que seu mandato terá foco na independência do Poder Legislativo em relação aos demais, na transparência dos atos legislativo e na sintonia do Parlamento com a sociedade.

“Independência, porque sem Legislativo forte não há democracia. Independência para pensar, agir e legislar, para divergir e concordar”, ressaltou. “Vamos aprofundar ainda mais nos atos de transparência, que tem que ser máxima, total e absoluta. É a nossa obrigação e é assim que será”, disse.

Merisio também destacou a necessidade do Parlamento responder os anseios dos catarinenses, com diálogo permanente com a sociedade, com o objetivo de se compreender e ouvir a voz das ruas. “A sociedade quer mais. É muito bom que seja assim, é fundamental que essa cobrança jamais termine, porque é isso que faz Santa Catarina ser o que é hoje”.

O administrador de empresas Gelson Luiz Merisio nasceu em 31 de janeiro de 1966 em Xaxim, no Oeste catarinense. Iniciou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador em Xanxerê. Em 1991, assumiu a Presidência da Câmara Municipal.

Na eleição de 2002, ficou na suplência da Assembleia Legislativa, mas assumiu o mandato em 2005, com a eleição do deputado titular João Rodrigues para a Prefeitura de Chapecó, no ano anterior. Está em sua quarta legislatura na Assembleia Legislativa. Na eleição passada, somou 119.280 votos, a maior votação já dada a um deputado estadual na história de Santa Catarina.

Mesa da Assembleia
Além de Gelson Merisio na Presidência, a Mesa da Assembleia é composta, ainda, pelos seguintes membros:

  • 1º vice-presidente: Aldo Schneider (PMDB)
  • 2º vice-presidente: Leonel Pavan (PSDB)
  • 1º secretário: Valmir Comin  (PP)
  • 2º secretário: Padre Pedro Baldissera (PT)
  • 3ª secretária: Dirce Heiderscheidt (PMDB)
  • 4º secretário: Mário Marcondes (PR)
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar