Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2015 - 11h02min

Ministro, governador e prefeitos acompanham a posse dos novos deputados

Imprimir Enviar
Deputados, seus familiares e autoridades acompanham a sessão de posse. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, a movimentação de autoridades e familiares de deputados era intensa no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, sede do Poder Legislativo estadual. Centenas de pessoas de todo o estado vieram acompanhar a posse dos 40 deputados da 18ª Legislatura (2015-2019), eleitos em outubro passado.

O governador Raimundo Colombo (PSD), acompanhado do vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), ressaltou que espera manter o bom relacionamento entre Executivo e Legislativo na nova legislatura. “Vamos atuar com harmonia, somar forças para trabalharmos juntos pelo estado. É isso que a população quer. Conseguimos isso na legislatura passada e estou muito otimista que vamos conseguir isso novamente”, resumiu.

O prefeito de Chapecó e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), José Claudio Caramori, destacou a importância do bom relacionamento entre a Assembleia e os municípios. “Os deputados são porta-vozes dos prefeitos, dos vereadores, dos municípios junto ao governo estadual. Eles legislam, cobram, fiscalizam e têm um papel importante na aprovação de projetos e na liberação de recursos que interferem diretamente da vida do cidadão”.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi uma das várias autoridades que participaram da solenidade. Filiado ao PDT, ele veio prestigiar a posse de Rodrigo Minotto (PDT), que foi seu chefe de Gabinete em Brasília. “Há tempos não elegíamos um deputado compromissado com as causas trabalhistas, com as causas do partido. Para nós é muito importante que o trabalhismo esteja representado na Assembleia Legislativa”, disse.

Deputados que deixam a Casa, como Joares Ponticelli (PP) e Reno Caramori (PP), também participaram da solenidade. “Fiquei 16 anos nesta Casa, fiz muitos amigos e vim prestigiá-los, principalmente a bancada do meu partido”, comentou Ponticelli.

Expectativa
A solenidade de posse é um momento especial, mesmo para quem já está acostumado. O deputado Romildo Titon (PMDB), que exercerá seu sexto mandato, afirmou que pretende dar sequência ao trabalho já desenvolvido nas legislaturas anteriores. “É sempre uma nova expectativa a cada posse, mas nosso objetivo é dar sequência a esse trabalho em prol da população catarinense”, afirmou.

Entre os novatos, a expectativa não é diferente. Claiton Salvaro (PSB) tomou posse para seu primeiro mandato eletivo. Antes, ele nunca havia ocupado um cargo público. “Tenho bastante expectativa, principalmente por ser uma renovação, uma renovação com responsabilidade, com certeza de um futuro melhor para a sociedade. Não vou negar que estou com um frio na barriga, mas estou bem assessorado e quero aprender muito para fazer um bom mandato”.

César Valduga (PCdoB), que foi vereador duas vezes em Chapecó, também tomou posse para o primeiro mandato. Acompanhado de vários parentes e correligionários, ele reforçou o compromisso de fiscalizar, mas, ao mesmo tempo, cooperar com o Executivo. “Estou vivendo um momento especial”, resume. “Nosso sentimento é de lutar pelo povo catarinense, de trabalhar em prol de todo esse povo”.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar