Deputados tomam posse e elegem Merisio presidente do Legislativo
Os 40 deputados estaduais catarinenses da 18ª Legislatura (2015-2019) tomaram posse na manhã deste domingo (1º), no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa. A sessão foi presidida pelo deputado Narcizo Parisotto (DEM), o mais velho entre os parlamentares com o maior número de legislaturas. Em seguida, o deputado Gelson Merisio (PSD) foi eleito presidente do Legislativo.
A posse
Narcizo Parisotto jurou manter, defender e cumprir as constituições Federal e Estadual, além de observar as leis, “desempenhando leal e sinceramente o mandato outorgado pelo povo catarinense”. Logo após, os quarenta parlamentares juraram, repetindo individualmente “assim o prometo” e assinando o termo de posse.
Eleição do presidente
Gelson Merisio obteve o apoio unânime dos quarenta deputados e presidirá a Casa no biênio 2015-2017. A eleição foi nominal, com voto declarado no microfone de apartes. Ada de Luca (PMDB) revelou que seu voto era “consciente e coerente”. Ismael dos Santos (PSD) registrou que votava “pela autonomia e transparência do Legislativo”. Jean Kuhlmann (PSD) destacou “a unidade do Parlamento” e Luciane Carminatti (PT) justificou o apoio “em nome da república do grande Oeste”, aludindo ao fato de que a região constitui a base eleitoral do presidente eleito.
Proclamado o resultado, Merisio agradeceu o apoio dos colegas. Falando da tribuna, ressaltou a notícia de que o estado superou São Paulo como maior gerador de empregos no país. “Em todas as regiões sopram os ventos do desenvolvimento e a Assembleia tem sido parceira, cumprindo seu papel, discutindo e votando projetos para o desenvolvimento do estado”, afirmou.
Gelson Merisio assumiu compromisso com a independência, a transparência e a sintonia com a sociedade. “Independência para pensar, agir legislar, divergir, concordar e apoiar, transparência porque a luz do sol ainda é o melhor dos detergentes e sintonia com a sociedade e os demais poderes para responder os anseios com diálogo permanente”, assegurou Merisio, que propôs intensificar a presença do Legislativo nas diversas regiões. “Uma agenda positiva e itinerante”, defendeu.
Eleição dos outros membros da mesa
Depois da eleição do presidente foram eleitos os outros membros da Mesa, também com ao apoio unânime dos representantes do povo. O deputado Aldo Schneider (PMDB) foi escolhido 1º vice-presidente; Leonel Pavan (PSDB) o 2º vice, Valmir Comin (PP) o 1º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) o 2º secretário, Dirce Heiderscheidt (PMDB) a 3ª secretária e Mário Marcondes (PR) o 4º secretário.
Prestigiaram a sessão o governador Raimundo Colombo, o vice, Eduardo Pinho Moreira, o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Schaefer Martins, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a sub-procuradora Geral de Justiça, Valquiria Ruicir Danielski, além de autoridades militares e civis, familiares, amigos e correligionários dos deputados empossados, que lotaram as galerias e o hall do palácio Barriga Verde.
Deputados empossados
- Ada de Luca (PMDB)
- Aldo Schneider (PMDB)
- Ana Paula Lima (PT)
- Antonio Aguiar (PMDB)
- Carlos Chiodini (PMDB)
- César Valduga (PCdoB)
- Claiton Salvaro (PSB)
- Darci de Matos (PSD)
- Dirce Heiderscheidt (PMDB)
- Dirceu Dresch (PT)
- Gabriel Ribeiro (PSD)
- Gean Loureiro (PMDB)
- Gelson Merisio (PSD)
- Ismael dos Santos (PSD)
- Jean Kuhlmann (PSD)
- João Amin (PP)
- José Milton Scheffer (PP)
- José Nei Ascari (PSD)
- Kennedy Nunes (PSD)
- Leonel Pavan (PSDB)
- Luciane Carminatti (PT)
- Marcos Vieira (PSDB)
- Mário Marcondes (PR)
- Mauricio Eskudlark (PSD)
- Mauro de Nadal (PMDB)
- Milton Hobus (PSD)
- Moacir Sopelsa (PMDB)
- Narcizo Parisotto (DEM)
- Natalino Lazare (PR)
- Neodi Saretta (PT)
- Patrício Destro (PSB)
- Padre Pedro Baldissera (PT)
- Ricardo Guidi (PPS)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Romildo Titon (PMDB)
- Serafim Venzon (PSDB)
- Silvio Dreveck (PP)
- Valdir Cobalchini (PMDB)
- Valmir Comin (PP)
- Vicente Caropreso (PSDB)
Agência AL