Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/08/2014 - 15h16min

Galeria de presidentes da Assembleia retrata parte da história do Parlamento

Imprimir Enviar
Fotos: Carlos Kilian

Imortalizados na galeria de retratos da Assembleia Legislativa, os parlamentares que ocuparam o cargo de presidente são retratados por artistas catarinenses e têm seu lugar de destaque no hall do Parlamento. A partir da Constituinte Estadual de 1989, eles são representados nas telas pelas mãos do artista plástico Zélio Andrezzo.

Para retratar os presidentes da Casa, Zélio trabalha com o que costuma definir como precisão cosmonáutica, ou seja, é pautado por uma grande riqueza de detalhes. Tudo para agradar às exigências do retratado. Segundo o artista, alguns são bem criteriosos e atentos a minuciosidades. “É preciso fazer um trabalho que agrade ao retratado. Os detalhes são os mais variados e bem peculiares.”

Em 2014, são comemorados os 180 anos de instalação do parlamento catarinense. A primeira Constituição do Brasil (outorgada por Dom Pedro I, em  1824) não previa a delegação de poderes legislativos às províncias do império. Esta situação permaneceu por dez anos, até a criação das Assembleias Legislativas Provinciais, por meio do Ato Adicional de 12 de agosto de1834. A reforma constitucional assegurou maior autonomia política, administrativa e financeira às províncias. A elaboração do Ato Adicional de 1834 foi resultado da aproximação entre moderados, que controlavam o poder, e os liberais exaltados da Sociedade Federalista.

Nessa época, o número de deputados era fixado de acordo com a densidade populacional. Como Santa Catarina era uma província de pequeno porte, a representação ficou com apenas 20 legisladores. Esse número prevaleceu até 1881, quando a representação passou para 22 deputados. Em meados dos anos 1950, o número subiu para 40 e permanece até hoje.

Das 47 telas expostas na galeria de ex-presidentes, 13 levam a assinatura de Zélio Andrezzo. O trabalho dele e dos demais artistas que ajudaram a imortalizar os representantes do poder legistativo nesses 180 anos de história estão permanentemente expostos e podem ser conferidos de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no Hall da Assembleia Legislativa.

Sobre o pintor
Zélio Andrezzo iniciou suas atividades artísticas aos 16 anos quando ingressou na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo. Logo após cursou o Liceu de Artes e Ofícios, também na capital paulista. De lá para cá, intensificou seus conhecimentos em pintura e desenho, produziu um número expressivo de telas e participou de inúmeras exposições, entre coletivas e individuais. Em 2009, foi escolhido para executar o retrato do último piloto caça noturno vivo da Luftwaffe alemã, major Martin Drewes, em Blumenau. No mesmo ano foi homenageado com o troféu “Olho do tempo”, no 14º baile de gala do Planalto Norte, em São Bento do Sul. Este ano recebeu duas homenagens no XXV Salão de Artes Plásticas de Arceburgo, em Minas Gerais: uma menção honrosa e uma Grande Medalha de Prata. Andrezzo está catalogado em 20 dicionários de arte no Brasil.

Pintor e desenhista, Andrezzo dedicou-se inicialmente à retratação e figuração humana, tendo frequentado diversos cursos com pintores italianos, retratando personalidades da sociedade paulistana. Suas obras fazem parte de acervos particulares no Brasil e no exterior, como Argentina, Paraguai, França, Itália, Alemanha, Japão, Portugal, Suíça e Inglaterra, além de ter mais de 150 obras vendidas nos Estados Unidos. Nascido em Florianópolis, o pintor radicou-se em São Paulo, em 1964, onde deu início a sua carreira pictórica, estudando na Associação Paulista de Belas Artes.

Algumas exposições e premiações:
1997- Helena Fretta - Escritório de Arte (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis 1998 – ExpoArte – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Florianópolis
2000 – Iva Gândara Galeria de Arte – Florianópolis

Premiações oficiais em São Paulo:
1987 - Menção Honrosa no 49º Salão Paulista de Belas Artes – São Paulo (SP)
1988 - Prêmio Aquisição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
1991 - Hors Concours no IX Congresso Universitário Paulista da Universidade de São Paulo

Especial Parlamento 180 anos
Na segunda-feira (4), a Agência AL traz detalhes da sessão que vai comemorar os 180 anos do Parlamento catarinense.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar