Etarismo será tema de simpósio no Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
Atendendo à proposição do deputado Sergio Motta (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, foi aprovado, nesta terça-feira (16), requerimento para o uso do Auditório Antonieta de Barros no dia 15 de junho, às 15h, para realização do Simpósio Alusivo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento tem como tema o Etarismo e a Pessoa Idosa como Protagonista de Sua Vida.
“Esse evento é importante para trazer aos idosos e à sociedade uma conscientização com respeito à violência contra a pessoa idosa”, frisou o proponente, deputado Sergio Motta.
Dia mundial de conscientização
No ano de 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, Inpea (International Network for the Prevention of Elder Abuse), instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Ainda que seja considerada como um grave problema de saúde pública, a violência contra a pessoa idosa ainda se “esconde” sob o véu da dúvida e do desconhecimento, sendo assim um aspecto pouco abordado na sociedade.
O objetivo da valorização dessa data é dar visibilidade à sociedade sobre as diversas formas de violência contra a população idosa em todo o mundo e ao mesmo tempo sensibilizar para o enfrentamento dessa questão tão importante.
O que é a violência contra a pessoa idosa?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência contra a pessoa idosa como "ato único ou repetido ou, ainda, ausência de ação apropriada, ocorrendo dentro de um relacionamento de confiança e que cause danos, sofrimento ou angústia para a pessoa idosa."
Agência AL