Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2016 - 08h42min

Entidades emitem notas de pesar pelo acidente com a Chapecoense

Imprimir Enviar

Nota oficial da Associação Catarinense de Imprensa
Em face da terrível tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol ocorrida na Colômbia, vitimando jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) manifesta seu profundo pesar com a imensa e irreparável perda que abala a sociedade catarinense e as famílias enlutadas.

O clube de Chapecó notabilizou-se no Brasil pela determinação com que galgou posições no cenário esportivo nacional, chegando, com muito mérito, à elite do futebol brasileiro.
Essa jornada foi construída pela dedicação de dirigentes, jogadores, apoiadores e patrocinadores.

Parcela essencial desse retumbante sucesso deve-se aos  profissionais de imprensa que, com fidelidade jornalística, registraram para o mundo e para a História a edificante trajetória  da Associação Chapecoense de Futebol.

Nesse momento de dor e luto, a Associação Catarinense de Imprensa – em nome de todos os profissionais da mídia barriga-verde – quer homenagear a memória dos profissionais do Rádio, da Televisão, dos jornais, das agências de notícias e da assessoria de comunicação que pereceram no cumprimento do sagrado dever de informar a sociedade brasileira, ao tempo em que se solidariza com todos os seus familiares.

Nota oficial da Federação Catarinense de Futebol
O futebol catarinense sofreu um forte golpe do destino na madrugada desta terça-feira (29). O avião da Lamia Corporation SRL, que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, no qual estava presente também o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, para a disputa da primeira partida das finais da Copa Sul Americana, sofreu um acidente no Valle de San Nicolas, na Cordilheira Central dos Andes e caiu na localidade de Cerro Gordo, entre os municípios de La Ceja e La Unión, na Colômbia, cerca de 50 quilômetros distante do Aeroporto José María Córdoba, na Cidade Rionegro, próxima a Medellín.

O avião partiu de São Paulo e fez escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, conforme o registro fotográfico do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho. A bordo há 81 pessoas, 72 passageiros, entre atletas, comissão técnica, dirigentes, convidados, sendo 21 membros da imprensa e ainda 9 tripulantes. O Corpo de Bombeiros de La Unión efetua os resgates, complicados pelas condições adversas do clima e de acesso ao local. Os feridos estão encaminhados para o hospital em La Ceja.

Notas oficiais do Atlético Nacional
O Atlético Nacional, rival da Chapecoense na decisão da Copa Sul-Americana, prestou solidariedade por meio de notas oficiais na conta do Twitter e no site do clube.

O Nacional lamenta profundamente e se solidariza com a Chapecoense pelo acidente ocorrido e aguarda informações das autoridades

Nota oficial da Confederação Brasileira de Futebol
Neste momento de imensa dor e tristeza, manifesto meu sentimento de solidariedade a todas as pessoas atingidas pelo acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, em especial às famílias das vítimas. Estamos vivendo uma das mais trágicas páginas da história do esporte brasileiro e lamento, profundamente, a perda de jogadores, comissão técnica, profissionais da imprensa, dirigentes e tripulação. A Confederação Brasileira de Futebol está tomando todas as providências no sentido de prestar seu apoio aos sobreviventes, às famílias, ao clube, à comunidade de Chapecó e aos desportistas brasileiros em geral. Que todos tenhamos muita força e muita luz para ultrapassar este momento.

Marco Polo Del Nero
Presidente da CBF

CBF decreta luto de 7 dias e adiamento de todas as partidas 
Em decorrência do trágico acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de Resolução de Diretoria, decreta luto oficial por sete dias e informa o adiamento de todas as partidas previstas para o calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20.

Diante disso, a Diretoria da CBF resolve:
a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min.
b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h.
c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min.


Nota oficial da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina
É com sentimento de choque e perplexidade que a diretoria e os demais 27 clubes filiados à Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) madrugaram nesta terça-feira e ainda estão neste momento.

A tragédia deste 29 de novembro, que matou 76 pessoas – entre eles quase toda a delegação da Chapecoense – é a maior da história do futebol mundial. Por isso, nossa prioridade agora é uma só: oferecer conforto e solidariedade para toda família chapecoense.

As duas casas que cuidam do futebol catarinense (a FCF e a SCCLUBES) perderam seus comandantes: Deldim Pádua Peixoto Filho e Sandro Pallaoro. Justo no melhor momento do futebol catarinense.

Mais do que nunca, teremos que estar fortes e unidos para enfrentar essa nova realidade. Teremos que trabalhar muito para voltarmos a ter a força que conquistamos. Mas se já chegamos até aqui, temos condições de seguir em frente. Temos um exemplo a nos espelhar.

O momento é de choque. O momento é de solidariedade. Continuemos juntos.

Claudio Gomes
Diretor Executivo da SCCLUBES

Voltar