Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/04/2014 - 17h39min

Divaldo Franco recebe comenda do Legislativo e homenageia catarinenses

Imprimir Enviar
Divaldo Pereira Franco foi homenageado nesta quinta-feira (24). FOTOS: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O educador e médium Divaldo Pereira Franco recebeu na tarde desta quinta-feira (24) a Comenda do Legislativo Catarinense durante sessão especial requerida pelo deputado Gelson Merisio (PSD). Franco declarou não merecer a homenagem e transferiu-a aos pioneiros da doutrina espírita em solo barriga verde, entre eles Antonio Ferreira de Melo. “Não receberam aplausos e enfrentaram dificuldades preparando o caminho que hoje atravessamos com facilidade”, explicou. De acordo com Olenyr Teixera, presidente da Federação Espírita Catarinense, Antonio Melo foi um médium exemplar que atuou a partir da década de 1920 principalmente em Palhoça, na comunidade de Passa Vinte, às margens da BR-101. 

Franco fez o elogio do amor e garantiu que se um único homem atingisse a mais elevada qualidade amorosa seria suficiente para neutralizar o ódio de milhões. Em um discurso entusiasmado, o médium afirmou que ora por aqueles que tropeçam na solidão e roga-lhes pelo menos a companhia de um cão. “É muito triste a solidão”, ensinou, ponderando logo após que “quem ama não adoece” e que “a paz é uma conquista interior”.

Joares Ponticelli (PP), presidente interino do Legislativo, informou que o fato da homenagem a Divaldo Franco ocorrer no dia em que a Federação Espírita Catarinense completa 69 anos não foi planejado. “Mas não é por acaso que essa sessão está acontecendo na tarde de hoje”, declarou, argumentando em seguida que a Casa “carece do exercício da fraternidade e do amor coletivo”.

Merisio disse que a homenagem era singela, mas prestada com intuito de chamar a atenção para a construção das virtudes, em especial a de servir as pessoas. “Só o faz quem tem uma missão superior, alguém que Deus mandou para cuidar de nós”, declarou. Já o presidente da Federação Espírita Catarinense pregou que há esperança em um porvir melhor. “Vivemos uma crise mundial, mas as crises são necessárias, indicam uma mudança para um mundo novo, onde o mal vai ser praticamente banido do planeta”, profetizou.

Prestigiaram a sessão o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Schaeffer Martins, as desembargadoras Salete Somariva e Maria do Rocio, os deputados Valmir Comin (PP), Ada Lili Faraco de Luca (PMDB) e Angela Albino (PCdoB), além de representantes de casas e associações espíritas de várias regiões do estado.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar