Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/12/2016 - 10h39min

Detalhes do velório coletivo na Arena Condá são definidos

Imprimir Enviar
Torcedores da Chapecoense acompanham a movimentação da imprensa e dos organizadores da homenagem na Arena Condá

A homenagem aos jornalistas, atletas e dirigentes da Chapecoense mortos no acidente aéreo da última terça-feira (29), programada para este sábado (3), na Arena Condá, em Chapecó, deve durar entre uma hora e meia e duas horas. A previsão é do coronel Luiz Carlos Vitório, da Casa Militar do Governo do Estado, que, em conjunto com a Coordenadoria de Eventos da Assembleia Legislativa e a Chapecoense, organizam o velório coletivo.

Na manhã desta sexta-feira (2), a movimentação na Arena Condá seguia intensa. Entre as visitas dos torcedores e o trabalho dos jornalistas de todo o mundo, reuniões e ensaios para definir os detalhes da cerimônia, desde o transporte dos corpos desde o aeroporto de Chapecó até a entrada dos caixões no estádio. Ainda nesta sexta, uma reunião marcada para as 17 horas vai acertar como transcorerrá a homenagem.

O coronel Vitório adiantou que haverá honras militares, como salvas de tiros e toque de silêncio. Estão programadas manifestações por parte de dirigentes da Chapecoense e autoridades municipais, além da leitura de uma carta encaminhada pelo papa Francisco.

A Polícia Militar de Santa Catarina confirmou que fará o serviço de batedor desde o aeroporto até o estádio. Dentro da arena, a banda da corporação e cadetes participarão. Pelo menos 500 policiais estarão envolvidos na operação, muitos vindos de outras unidades. Dentro do estádio, além dos familiares, amigos e jornalistas, 18 mil torcedores poderão acompanhar a homenagem das arquibancas.

"Serão instalados quatro telões do lado de fora da arena para quem não conseguir entrar acompanhar a homenagem", explicou o comandante da PM, coronel Paulo Henrique Hemm. "Na parte externa, a PM fará mais um trabalho de orientação do que de segurança. Sabemos que as pessoas virão aqui para homenagear e vão respeitar as normas de segurança", completou.

O Exército também participa da organização do evento. A corporação fará uma espécie corredor humano por onde passarão os caixões, desde a entrada do estádio até o local onde eles serão velados.

A Coordenadoria de Eventos da Alesc havia credenciado, até a manhã desta sexta, cerca de 1 mil jornalistas de todo o mundo. Além dos principais veículos de comunicação brasileiros, há presença de meios da Argentina, Colômbia, China, entre outros país.

Previsões
Conforme a Chapecoense, a previsão mais recente para a chegada dos corpos em Chapecó é as 7 horas da manhã de sábado. Três aviões devem sair de Medellín, na Colômbia, às 19 horas desta sexta (horário de Brasília). A previsão é que eles levem 12 horas na viagem até Santa Catarina.

No aviões, estarão os corpos dos jogadores, membros da comissão técnica, do diretoria da Chapecoense, além dos jornalistas que viajavam com a delegação. A previsão inicial é que o corpo do técnico Caio Júnior seja levado diretamente para Curitiba (PR), onde reside sua família, e não venha para a Arena Condá.

Há a expectativa da presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e do técnico da Seleção Brasileira, Tite. O presidente Michel Temer virá a Chapecó, mas, inicialmente, deve permanecer no aeroporto para receber os corpos.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar