Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2014 - 17h22min

Deputados criticam demora em implantar as regiões metropolitanas

Imprimir Enviar

A demora na implantação das regiões metropolitanas no estado ganhou destaque na sessão da tarde desta quarta-feira (2). “A Casa trata do tema há 20 anos”, declarou Darci de Matos (PSD), que lamentou a não-regulamentação da lei que criou 11 regiões metropolitanas em Santa Catarina. O deputado questionou o gesto do Executivo, que enviou ao Legislativo projeto de lei criando a superintendência da região metropolitana da Grande Florianópolis. “Por que só a Grande Florianópolis, por que não Joinville”, perguntou Darci.

O deputado ainda ressaltou as perdas financeiras dos municípios conurbados, uma vez que vários programas do governo federal são dirigidos às regiões metropolitanas. “Nós estamos perdendo”, avaliou o representante de Joinville, que protocolou o Projeto de Lei Complementar nº 15/14, instituindo a região metropolitana do Norte/Nordeste e a respectiva superintendência. Para Gilmar Knaesel (PSDB), com a criação da estrutura, a região metropolitana da Grande Florianópolis “vai acontecer na prática”.

“Chico” Wehmuth
Serafim Venzon (PSDB) lamentou a morte do empresário Amilcar “Chico” Arnoldo Wehmuth, de Brusque. “Um homem sério, dedicado, bem sucedido, muito querido em toda região, atuante em causas sociais e esportivas”, descreveu Venzon, que expressou sua solidariedade à família enlutada. “Podem se orgulhar do marido e do pai”, declarou o deputado.

Bolsa atleta
Neodi Saretta (PT) anunciou que protocolou o PL 192/14, instituindo a chamada bolsa atleta. “Queremos incentivar a prática desportiva e criar uma base de discussão, motivando assim o governo a criar mecanismos para incentivar o esporte amador”, explicou Saretta, que citou o exemplo de Concórdia, que investiu em escolinhas esportivas e hoje mais de 2,5 mil crianças praticam diversas modalidades esportivas. “Atualmente a cidade é vice-campeã brasileira de futsal, campeão brasileiro de handebol feminino, além de vários atletas campeões sul-americanos”, relatou o deputado.

Dia dos bombeiros
Antonio Aguiar (PMDB) parabenizou os bombeiros pela passagem do dia nacional dos bombeiros, comemorado em 2 de julho. “Um grande abraço aos bombeiros que participaram da ação na enchente do Planalto Norte, em Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho”, afirmou Aguiar. Kennedy Nunes (PSD), que presidia a sessão, parabenizou os bombeiros voluntários, comunitários e militares.

Já o deputado José Milton Scheffer (PP) lembrou dos bombeiros militares que atuam como salva-vidas nos mais de 300 postos de salvamentos distribuídos em mais de 450 km do litoral barriga verde. “São homens e mulheres que garantem a segurança das pessoas”, completou Scheffer.

Copa das copas
Jailson Lima (PT) exaltou o que chamou de copa das copas. “Diziam que não ia ter copa, que o país não estava preparado, hoje o próprio Joseph Blatter defendeu que esta é a copa das copas. Sumiu o ódio das ruas”, afirmou o parlamentar, que reconheceu “valores excessivos” nos gastos com estádios, mas observou que “não se comprovou corrupção”. Além disso, Jailson revelou que a copa rendeu ao país mais de 1 milhão de minutos de publicidade nos 186 países ligados no mundial. “Isso representa mais U$ 1 trilhão”, garantiu Jailson, acrescentando que o “futebol é patrimônio cultural brasileiro”.

Para o deputado Silvio Dreveck (PP), a avaliação de Jailson é emocional.  “Daqui a alguns dias vamos cair na realidade, hospitais, postos de saúde, os municípios gastando 25%, 30% do orçamento em saúde porque a Tabela SUS não é reajustada há 14 anos”, argumentou Dreveck, reclamando uma análise racional da economia brasileira. “A economia está caminhando com muita dificuldade, em especial a indústria, que é a engrenagem que faz com que as outras atividades possam desenvolver e agregar”, avaliou o deputado, que cobrou coragem dos governantes para “reduzir impostos e fazer a reforma tributária, indispensável para tornar o Brasil mais competitivo”. 

Repúdio
Kennedy Nunes repudiou gesto da Casa da Mulher Catarina e do Instituto Catarinense de Estudos Sociais que entraram com recurso contra a participação de entidade ligada à Igreja Adventista no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. “Uma entidade que faz um trabalho excepcional à mulher foi impugnada porque a presidente faz parte da Igreja Adventista”, lamentou Kennedy. O deputado Nilson Gonçalves (PSDB) também deplorou a impugnação e declarou que a igreja Adventista “é uma das igrejas que menos se envolve com política, mas que se envolve com a comunidade”.

Cascalho na SC-437
Valmir Comin (PP) reivindicou o cascalhamento e abertura de valas na SC-437, que liga os municípios de Imaruí a Pescaria Brava. Segundo deputado, que transitou pela referida rodovia para desviar o congestionamento da ponte de Cabeçudas, em Laguna, a estrada está intransitável, cheia de buracos. Comin fez um apelo ao Deinfra para que adote um “encaminhamento paliativo” até que a rodovia, que possui 37 km de extensão, seja pavimentada. “Está precária demais”, explicou.

Dia 2 de julho na história catarinense
1894 – Resolução nº 1.201, do interventor federal Antonio Moreira César, denomina Álvaro de Carvalho o antigo Teatro Santa Isabel, de Desterro.
1971 – O governador Colombo Machado Sales constituiu, nesta data, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), substituindo o Departamento de Engenharia Sanitária, criado em 1963.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar