Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2013 - 18h05min

Deputados anunciam apoio à redução do duodécimo dos poderes

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária. Foto: Juliana Stadnik/Agência AL

Os deputados Serafim Venzon (PSDB), Edison Andrino (PMDB), Renato Hinnig (PMDB) e Sargento Amauri Soares (PSOL) anunciaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27) que apoiam a iniciativa de Jailson Lima (PT), que apresentou projeto de lei reduzindo os percentuais do Orçamento do estado repassados à Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas, que juntos totalizam 19,8% da receita barriga verde. “O projeto tem o apoio de praticamente todos os deputados”, informou Venzon.

De acordo com o representante de Brusque, os poderes “precisam economizar”, além de “dar um rendimento melhor aos recursos públicos”. Venzon defendeu que a quantia subtraída dos poderes seja destinada aos hospitais filantrópicos. Andrino elogiou a iniciativa de Jailson Lima. “Não sei se é o melhor projeto, mas esta Casa tem de se debruçar sobre o tema, chamar para conversar o Judiciário e o Ministério Público, porque não é mais possível conviver com as diferenças salariais e de estrutura entre os poderes”, argumentou, comparando a “suntuosidade dos prédios do TJ e do TCE, com as escolas e delegacias”.

Segundo Renato Hinnig, os poderes estão dispostos a abrir a discussão sobre a redução. Já Sargento Soares sugeriu que a Assembleia lidere a articulação para retornar aos percentuais “de alguns anos atrás”.



Doador de sangue
Antonio Aguiar (PMDB) destacou a passagem do dia nacional do doador de sangue, celebrado em 25 de novembro. O representante de Canoinhas aproveitou para homenagear Orestes Golanovski, recentemente falecido, fundador da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), homem visionário, que transformou a comunidade do Planalto Norte na maior doadora de sangue do Brasil.

“Ele cumpriu a missão de aumentar o número de doadores de sangue, fez com competência, para perpetuar o gesto de doar, foi uma grande inspiração para a vida e um exemplo de solidariedade”, registrou Aguiar.

Visita da presidente
Padre Pedro Baldissera (PT) destacou a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado, oportunidade em que vistoriou a ampliação do Porto de São Francisco, distribuiu 59 patrolas e 10 caçambas aos municípios do Norte do estado, assinou ordens de serviço para ampliação das barragens de Taió e Ituporanga, além de testemunhar a assinatura de empréstimo do Banco do Brasil ao estado na ordem de R$ 2 bi e anunciar a dragagem do canal do Porto de Imbituba.

Darci de Matos (PSD) afirmou que os catarinenses estão felizes por receber a presidente Dilma. “Por mais que tenhamos divergências, trata-se da presidente do Brasil, que tem tratado Santa Catarina com delicadeza”. Todavia, o deputado cobrou da presidente a duplicação da BR-280, para dar vazão ao crescimento econômico da região Norte do estado.

Não vamos
Sargento Amauri Soares comentou a participação dos deputados nos eventos que integram a agenda da presidente Dilma. “Quem ainda não foi é possível que vá, praticamente de todos os partidos, eu não irei, inclusive porque não tenho muita estima pelas grandes concentrações de exaltação”, revelou, acrescentando em seguida que o deputado Kennedy Nunes (PSD) também não acompanharia a agenda presidencial.

Por outro lado, Soares criticou o gesto do senador Paulo Bauer (PSDB), que sugeriu “que o povo devia jogar ovos na presidente da república”. Para Soares, a decisão de atirar ovos só seria legítima se partisse de alguém do povo, que não tivesse outra forma de se fazer ouvir. Soares ainda comparou a sugestão de Paulo Bauer com as palavras do governador Raimundo Colombo, que “disse que a visita da presidente é a glória desse tempo”.

Inês Gianesini Merízio
Serafim Venzon noticiou a morte da senhora Inês Gianesini Merízio, secretária de Assistência Social de Botuverá e esposa do ex-prefeito Moacir Merízio. “Temos grande orgulho pelo trabalho que ela fazia e praticamente de todas as famílias havia representante nas exéquias de dona Inês”, declarou Venzon.

Irmundo Rafael Steiner
Venzon também lamentou a morte do padre Irmundo Rafael Steiner, natural de Luiz Alves e que era pároco em Guabiruba. Segundo Venzon, que foi colega de seminário do padre, Rafael Steiner foi ordenado em 16 de dezembro 1978, em Barra Velha, pelo bispo de Joinville, Dom Gregório. “Ele se dedicava à pastoral paroquial e foi um grande escritor cristão”, declarou.

Rogério Rosa
Dado Cherem (PSDB) lamentou o falecimento, há dez dias, do empresário Rogério Rosa, paladino da construção civil voltada ao mercado de luxo de Balneário Camboriú. “Começou de baixo, família pobre, mas construiu um império de qualidade em suas obras. Era solidário e solitário, querido por todos, dizia que só atravessou o Atlântico depois de velho e que via nos filmes o que queria para os seus prédios luxuosos. Tinha a inteligência de olhar para a frente e apostou em um mercado que nascia, o mercado de luxo”, descreveu.

Os deputados Maurício Eskudlark (PSD) e Nilson Gonçalves (PSDB) também lamentaram a morte do empreendedor. “Era um homem simples e humilde”, sintetizou Eskudlark.

Primeiro lugar no Enem
Ismael dos Santos (PSD) ressaltou, do microfone de apartes, o fato de o Colégio Santo Antônio/Bom Jesus, de Blumenau, ter faturado o primeiro lugar no Enem de 2012.

Chapecoense na séria A
Altair Silva (PP) repercutiu sessão solene realizada pelo Legislativo em Chapecó, para homenagear o acesso da Chapecoense à séria A. “O presidente do clube fez um relato marcante, valorizando Deus, a família e o trabalho em equipe”, descreveu, agregando que o técnico Gilmar Dal Pozzo, que comandou o time, é “um filho de Quilombo”, município localizado a apenas 50 km da capital do Oeste.

Educação a distância
Angela Albino (PCdoB) ressaltou a passagem do dia nacional da educação a distância, celebrado em 27 de novembro. Segundo a parlamentar, em 2003 havia 40 mil alunos de EAD, enquanto em 2013 há mais de um milhão. “Se incluirmos tudo, graduação, pós-graduação e cursos técnicos são mais de 3 milhões”, declarou, explicando que em 2009 a média etária dos alunos de EAD era de 37 anos e que em 2013 baixou para 32 anos. “Mais de 60% são das classes D e E”, comemorou.

Já o deputado Sandro Silva (PPS) avaliou que o EAD “é o maior fenômeno de inclusão do ensino superior”, uma vez que em dez anos mais de 2,5 milhões de pessoas se formaram em cursos a distância. Sandro observou que as regras burocráticas vigentes não previam essa forma de educação e reivindicou equidade entre o aluno presencial e aquele que estuda a distância. “É preciso corrigir essas distorções que impedem que alunos do EAD acessem as bolsas de estudos previstas nos artigos 170 e 171 da Constituição e do Fundosocial”, resumiu.

Cartórios eficientes
Kennedy Nunes noticiou que dos 65 cartórios de todo o Brasil premiados com pontuação máxima pelo Ministério da Justiça, 23 são catarinenses. “Um pouquinho mais da metade daqueles que receberam nota diamante são de Santa Catarina, são os novos cartorários que entraram em 2010”, revelou, acrescentando que certidões que levavam 60 dias para serem fornecidas são expedidas por esses cartórios em até seis dias.  “Tem certidão que pode ser solicitada via internet, o cidadão recebe no e-mail”, comemorou.

Dia 27 de novembro na história
1891 – Deixa Blumenau com destino a Desterro, nesta data, o Batalhão Republicano, liderado por Hercílio Pedro da Luz e pelo deputado Bonifácio Cunha, com o objetivo de garantir Lauro Severiano Müller à frente do governo estadual. O gesto não causou efeito, uma vez que no outro dia, 28, o governador renunciou ao cargo em meio a fortes pressões da oposição.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar