Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/11/2023 - 11h42min

Deputado pede que Secretaria da Educação reverta decisão sobre o Cedup de Lages

Imprimir Enviar
Deputado Lucas Neves trouxe à tribuna preocupação com unidades escolares de Lages
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Lucas Neves (Podemos) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (9) para pedir que a Secretaria de Estado da Educação (SED) reverta as decisões tomadas em relação a diversas unidades educacionais em Lages, em especial ao Cedup Industrial.

Segundo disse, a regional de Educação de Lages informou que não haverá mais escolha e nem indicação de direção para o Cedup Industrial e que a unidade será aglutinada com a escola.

“Cerca de 300 alunos podem ficar sem a opção de um futuro, de fazer um ensino médio junto com o curso técnico por conta dessa decisão, que nos traz preocupação.”

Ele também pediu que a SED reconsidere o fechamento de turmas nas escolas Visconde de Cairu, Belisário Ramos, e São Judas, também localizadas do município. Segundo disse, as ações foram tomadas sem uma consulta prévia à população local. “Também de uma forma arbitrária, no sentido de que não escutam a comunidade, em uma decisão tomada de cima para baixo, sem transparência, sem levar em conta a história, sem levar em conta a necessidade daquela comunidade.”

O parlamentar disse acreditar que as decisões possam ser revertidas, a exemplo do que aconteceu em São Joaquim e Urubici, municípios em que a SED também planejava realizar uma reestruturação das unidades escolares.

“Mais uma vez apelo à Secretaria de Estado da Educação para que, da mesma forma que foi responsável em reverter as decisões para São Joaquim e Urubici, nos auxilie a reverter essa situação em Lages.”

Em aparte, o deputado Emerson Stein (MDB) também instou a SED e as administrações municipais a ouvirem a comunidade escolar antes de emitir uma decisão. No município de Tijucas, disse, a população também teve que intervir para que a EEB Alexandre Ternes Filho não fosse municipalizada. “Então pedimos à Secretaria de Educação do Estado que ouça a comunidade escolar de cada local para, aí sim, tomar as decisões necessárias e cabíveis para melhorar a educação no nosso estado e municípios catarinenses.”

Controle populacional dos javalis
Ainda em seu pronunciamento, Lucas Neves voltou a pedir apoio dos demais parlamentares para a aprovação de projeto, de sua autoria, que autoriza o controle populacional e manejo sustentável dos javalis. Ele afirmou que a iniciativa conta com moções de apoio de 43 câmaras municipais de Santa Catarina e até mesmo de uma do Paraná.

“Precisamos de agilidade na aprovação dessa lei, para que Santa Catarina seja referência neste tema no país”, argumentou.

30 anos da Farben Tintas
Volnei Weber (MDB) parabenizou a Farben Tintas pelos 30 anos de fundação. O parlamentar também foi autor de uma moção de aplauso à empresa, cujo fundador é Jaime Antonio Zanatta.

Segundo disse, a Farben,  cuja matriz está localizada no município de Içara, é atualmente uma das principais fabricantes de tintas do mercado nacional e vem expandindo sua marca em toda a América Latina, tendo inclusive uma filial na Argentina.

“Isso é visão, isso é empreendedorismo, isso é fortalecimento de negócios, oportunidade de emprego, de renda, para um estado cada vez mais forte. Então quero parabenizar toda a família Zanatta, toda a família Farben, por este empreendimento, formado pela força de muitas mãos e que fazem o estado de Santa Catarina cada vez melhor. E vale lembrar que essa é uma empresa genuinamente catarinense. É gente da gente.”

Dia da Consciência Negra
Vanessa da Rosa (PT) comentou o significado do Dia da Consciência Negra, que acontece em 20 de novembro. De acordo com a parlamentar, a data não é para ser comemorada, mas sim para servir como momento de reflexão, tendo em vista que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um símbolo da luta pela libertação dos escravos.

“O Dia da Consciência Negra é muito forte para nós. É um momento triste, que a gente precisa guardar na memória para que situações como a tragédia que foi a escravização dos negros no Brasil, um verdadeiro sistema escravista que durou quatro séculos, não se repita.”

Ela também anunciou que é autora do PL 433/2023, que confere ao dia 20 de novembro o caráter de feriado em Santa Catarina.

62 anos de Massaranduba
Lunelli (MDB) destacou a passagem, no próximo dia 11, dos 62 anos de emancipação político-administrativa do município de Massaranduba, que possui o título de Capital Catarinense do Arroz.

“Uma cidade de povo simples, de agricultores, de empresários, de comerciantes, que não têm medo do trabalho. Parabenizo todos os massarandubenses pelo desenvolvimento do município. Vocês são a força que move Massaranduba e faz a cidade crescer cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento do nosso querido estado de Santa Catarina.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar