Concessão de bolsas para EaD pode aumentar acesso ao ensino superior
A ampliação da oferta de bolsas de estudos do governo do Estado para educação a distância (EaD) poderia acelerar o acesso de novos estudantes, principalmente os de baixa renda, ao ensino superior em Santa Catarina. A avaliação é de professores presentes na audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta-feira (25), no campus da Uniasselvi, em Indaial, no Vale do Itajaí.
Mais de uma centena de docentes e estudantes da instituição participaram do encontro que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 012/2012, do deputado Carlos Chiodini (PMDB), membro da Comissão de Educação, que prevê a inclusão dos acadêmicos de cursos a distância no sistema de bolsas mantido pelo Estado. Instituído pelo Artigo 170 da Constituição Estadual, o benefício atualmente é restrito aos cursos presenciais.
Durante a audiência,o pró-reitor Operacional de Ensino de Graduação a Distância da Uniasselvi, Hermínio Kloch, destacou o perfil do estudante da modalidade, a partir de dados de uma pesquisa feita com alunos de cursos a distância da instituição, que soma 67 mil alunos de EaD, sendo 26 mil em Santa Catarina. Koch ressaltou que 90% dos acadêmicos não contam com qualquer auxílio financeiro, por exemplo, das empresas em que trabalham. O levantamento apontou que a maioria dos alunos opta pelo EaD porque a modalidade oferece mensalidades mais baixas em relação ao sistema tradicional.
O deputado Carlos Chiodini (PMDB) acredita que a ampliação das bolsas para o EaD deve garantir a inclusão de um maior número de catarinenses no ensino superior. “Não temos dúvida de que com a extensão do benefício para este perfil de aluno, que não deixa de ser um universitário e de ser catarinense, vai crescer o número de matriculados e vai crescer o nosso Estado.”
Mais audiências
Nesta sexta-feira (26), a Comissão de Educação promove nova audiência sobre o tema, às 19 horas, na Sociedade Civil Avantis de Ensino Superior, em Balneário Camboriú. O projeto também será discutido no sábado (27), a partir das 9 horas, no campus da Faculdade Metropolitana, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
O primeiro ciclo das audiências sobre o PLC 12/2012 será encerrado na terça-feira (30), a partir das 19 horas, no campus da Fadesc, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Um segundo ciclo de encontros será promovido em outras regiões do estado, em data ainda a ser definida.
Rádio AL