Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2013 - 14h05min

Em Joinville, professores manifestam apoio a bolsas para alunos do EaD

Imprimir Enviar
Docentes e estudantes lotaram plenário da Câmara de Joinville para acompanhar a audiência. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Mais de 300 professores e estudantes de ensino superior da região de Joinville confirmaram apoio ao Projeto de Lei Complementar (PLC) do deputado Carlos Chiodini (PMDB) que prevê a inclusão dos acadêmicos do ensino a distância (EaD) no sistema de bolsas de estudo do governo estadual. O assunto foi discutido em audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, na noite de quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Joinville.

A proposta do deputado, em tramitação no Parlamento catarinense (PLC nº 12/2012), altera a Lei Estadual 281/2005, que fixa as regras para a obtenção das bolsas por alunos de baixa renda, mas não prevê expressamente concessão da vantagem para estudantes dos cursos a distância. A oferta desse benefício está prevista no artigo 170 da Constituição Estadual.

Durante a audiência, a professora Cristiane Paim, do curso de pedagogia da Uniasselvi, reforçou o apoio à proposta e contestou a limitação da oferta de bolsas ao ensino presencial.“Lutamos para que não haja mais essa discriminação. Nós queremos que nossos alunos EaD sejam contemplados com essas bolsas do artigo 170 e não importa qual o montante que vem de valores, de dinheiro do sistema governamental. Os alunos do EaD precisam desse apoio.”

Raquel Elisa da Silva, que é coordenadora do polo de ensino a distância da Uniasselvi na Aupex, de Joinville, argumentou que a oferta de bolsas para o segmento teria um efeito positivo para todo o país. “A partir do momento em que houver mais vagas e apoio do governo ao ensino a distância, a gente vai ter o crescimento do país. Para se construir um país com qualidade, justo e democrático, que todos almejam, tudo isso passa pela educação.”

O deputado Carlos Chiodini, que é membro da Comissão de Educação, comemorou o apoio da comunidade acadêmica e ressaltou o objetivo de aprovar o projeto ainda neste ano.“Nas comissões, o projeto ainda se encontra na Comissão de Constituição e Justiça, com o relator deputado Aldo Schneider (PMDB). Vamos iniciar um trabalho para que possamos aprová-lo o quanto antes”

A audiência em Joinville foi a segunda de uma série de encontros promovidos pela Comissão de Educação para discutir o PLC 12/2012. Nesta quinta-feira (25), a audiência será realizada em Indaial, no Vale do Itajaí.

Estão agendadas audiências também para Balneário Camboriu, Rio do Sul e Palhoça, até o dia 30 de julho. A comissão prepara um segundo ciclo de encontros, com reuniões públicas em cidades da Serra, do Sul e do Oeste catarinense, em datas ainda a serem definidas.

João Guedes
Rádio AL

Voltar