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16/03/2012 - 18h40min

Comin diz que decisão sobre Lei Rouanet salvou a Ponte Hercílio Luz

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Deputado Valmir Comin (PP)
Na condição de presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, o deputado Valmir Comin (PP) avalia como uma conquista histórica a aprovação, pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), da captação de R$ 64 milhões, via Lei Rouanet, para a restauração da Ponte Hercílio Luz. A decisão unânime salvou a ponte, na opinião do parlamentar, que acompanhou a reunião dos 14 conselheiros, na tarde de hoje (15), na Capital. Trata-se do maior valor já aprovado pelo Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, há 20 anos. “Com essa decisão, o Estado se habilita a captar os recursos que possibilitarão a recuperação da ponte. Mas os conselheiros reiteraram a preocupação de que o projeto de uso da ponte não descaracterize o monumento histórico e a importância cultural que ele representa para Santa Catarina e para o Brasil”, disse Comin. A partir da publicação da decisão em Diário Oficial, que deve ocorrer no prazo de uma semana, o governo terá pela frente a parte mais difícil do trabalho, na opinião do parlamentar. “Será necessário um grande esforço de sensibilização dos empresários para captação dos recursos.” O deputado informa que o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, sugeriu a abertura de uma conta específica para que pessoas físicas de todo o Brasil, que tiverem interesse, possam fazer suas respectivas doações em prol do principal monumento catarinense. Interditada há quase 20 anos, a ponte passa por um processo de restauração com custo estimado em R$ 170 milhões. História Inaugurada a 13 de maio de 1926, a Ponte Hercílio Luz tem 819,4 metros de extensão, com duas torres de 85 metros a partir do nível do mar e vão central com altura de 43 metros. A estrutura, de aço, pesa aproximadamente 5 mil toneladas. A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz, que morreu antes de sua inauguração. O projeto é de autoria dos engenheiros norteamericanos Robinson e Steinmann e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de 19 técnicos especializados norteamericanos e operários catarinenses. Desde 1982 a ponte está fechada, por medida de segurança. Em 1997 foi tombada como patrimônio histórico e artístico. (Lisandrea Costa)
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