Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2014 - 16h02min

Colombo lê mensagem anual no Legislativo e diz que não há crise

Imprimir Enviar
Colombo afirma que SC superou dificuldades financeiras e terminou 2013 com o melhor superávit fiscal do país. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

“Não sei onde está essa crise”, afirmou o governador Raimundo Colombo (PSD), na abertura do quarto e último ano da 17ª sessão legislativa, na tarde desta terça-feira (4), no Plenário Deputado Osni Regis, do Palácio Barriga Verde. “Vivemos o pleno emprego”, declarou, explicando que, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do IBGE, Santa Catarina possui “o segundo melhor nível de emprego do mundo, com desemprego abaixo de 3%, atrás apenas de Cingapura”.

O chefe do Poder Executivo compareceu à Assembleia para a leitura da mensagem anual que abre os trabalhos legislativos, conforme determina a Constituição Estadual. Cada deputado recebeu uma cópia do pronunciamento do governador, na qual ele apresenta uma prestação de contas das ações desenvolvidas pelo governo e os desafios para o ano que começa.

Colombo contou que depois de um segundo ano de mandato complicado, com perda de receita por causa das mudanças no ICMS das importações, o estado recuperou o caixa, principalmente por causa das renegociações das dívidas. “Hoje a situação é favorável, mudamos o perfil da dívida, com desembolso menor, de 13% para 12% do orçamento”, revelou, ressaltando ainda que em 2013, Santa Catarina apresentou o melhor superávit fiscal do país, além do terceiro superávit primário, atrás de São Paulo e da Bahia, com economia de R$ 2,27 bilhões.

Esbanjando otimismo, o governador profetizou que “para o governo, hoje é melhor que ontem e amanhã será melhor que hoje”. Ele justificou sua crença no fato de que o estado colherá  maior safra da história, com “produtividade extraordinária de 200 sacos de milho por hectare”. Além disso, segundo Colombo, a indústria cresceu acima da média, bem como o agronegócio, beneficiado com a abertura do mercado japonês. 

Para o governador, a saúde vai bem, com o estado detendo “o menor nível de mortalidade infantil e a maior longevidade”.  Na área da segurança, destacou investimentos no sistema prisional, em tecnologia e na profissionalização dos servidores. “Temos o maior número de detentos trabalhando”, comemorou.

Na educação, de acordo com o chefe do executivo, 200 das 1.140 escolas estão em reforma e 5 mil novos professores concursados foram ou estão sendo contratados. “Muda o perfil, aumenta a eficiência”,  avaliou, referindo-se a troca dos ACTs pelos efetivos. “Vamos realizar mais, e mais rápido”, prometeu.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar