Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/12/2018 - 20h37min

Cerimônia de diplomação mobiliza autoridades do Estado no Tribunal de Justiça

Imprimir Enviar

O auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi palco da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos pelo estado, nesta terça-feira (18). Autoridades de todos os poderes, familiares e convidados movimentaram as dependências do TJ/SC.

A cerimônia foi aberta com a apresentação do vídeo institucional “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha”. A campanha, idealizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), teve como objetivo inicial incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens em Santa Catarina e, posteriormente, promover a cidadania e fortalecer a democracia, incentivando os jovens catarinenses a participarem ativamente da vida política no país.

O desembargador Ricardo Roesler, presidente do TRE/SC, em entrevista à imprensa, afirmou que este é o último ato do calendário eleitoral. “Estamos entregando os diplomas que habilitam os candidatos eleitos à posse. É um ato solene, mas de muita importância e envergadura no cenário eleitoral. Ele finaliza um trabalho exitoso, uma missão cumprida, revela que todo o processo eleitoral transcorreu dentro da maior normalidade, com transparência, segurança e eficácia.”

O desembargador lembrou, ainda, que a democracia é conquistada a duras penas, como fruto do compromisso comum e da constante afirmação dos valores fundamentais. Ele ressaltou que, “agora, a voz e a vez são dos eleitos. A política, como uma das mais nobres ocupações humanas, é o empenho na realização do bem comum. É o bem coletivo, seu propósito final.”

Primeira medida do futuro governo

Antes da cerimônia, o governador eleito, Carlos Moisés da Silva, revelou que a primeira medida do governo será a desarticulação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). “Temos que fazer a gestão dos contratos dos funcionários, mas penso que essa é uma das ações que Santa Catarina pedia que fosse feita. Durante toda a campanha, em todos os lugares que eu estive, todos concordaram com essa ação.”

Sobre seu relacionamento com a Assembleia Legislativa, Moisés afirmou que o diálogo entre os poderes é fundamental e que essa relação já foi estabelecida quando os deputados eleitos foram recebidos no gabinete do vice-governador, no Centro Administrativo, essa semana. “Queremos apresentar os projetos, os pleitos que vêm ao encontro das necessidades dos catarinenses, com antecedência para que sejam apreciados pelo legislativo.”

Em relação à escolha do próximo presidente da Casa, o governador eleito revelou que esse é um ato da Assembleia Legislativa e que a decisão é, “naturalmente”, da Casa. “Estaremos sempre parceiros do Poder Legislativo, mas a gente acredita que já houve um encaminhamento, que os deputados devem fazer o melhor encaminhamento para Santa Catarina e tratar a atividade pública com o maior respeito que é o que o catarinense precisa.”

Presidente da Alesc elogia TRE e faz balanço de sua atuação parlamentar

O atual presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), elogiou a forma como as eleições foram conduzidas pelo TRE. “Temos que enaltecer o trabalho do TRE e, acima de tudo, o fortalecimento da democracia. Ao mesmo tempo, acho que é uma oportunidade para o aperfeiçoamento das próprias falhas que ocorreram nessa eleição.”

Dreveck falou, também, sobre sua atuação parlamentar. “Eu estou há doze anos trabalhando na Assembleia Legislativa e tive passagem por muitos locais: comissões, liderança do governo, presidência. Era para ser somente um ano na presidência, mas por uma fatalidade do meu colega Aldo Schneider (falecido em agosto deste ano), assumi por praticamente dois anos. Estou muito seguro do que consegui realizar em favor do povo catarinense, desde projetos que liderei para votação e que foram úteis os cidadãos, seja para a construção de obras de infraestrutura, até projetos que atingiram de forma positiva os serviços públicos. Exerci sempre esse trabalho com muita seriedade, com muita tranquilidade mas, ao mesmo tempo, com posições firmes. Estou encerrando essa legislatura, deixando de ser deputado, mas com minha consciência tranquila do dever cumprido. Espero que possa continuar, mesmo como cidadão, a dar minha contribuição no campo político, no campo democrático e, se eu puder ser útil nas gestões futuras, também estarei à disposição.”

Michelle Dias
Agência AL

Voltar