Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2015 - 17h55min

Cepa/Epagri completa 40 anos e recebe homenagem da Assembleia

Imprimir Enviar
Walter Casagrande, ex-coordenador do Cepa, recebe placa dos deputados Natalino Lázare (e) e José Milton Scheffer. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura catarinense, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) foi homenageado na tarde desta quinta-feira (15) pela Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada no auditório da Epagri, em Florianópolis. No último dia 2, a instituição completou 40 anos de fundação.

Responsável pela homenagem, o deputado José Milton Scheffer (PP), destacou a relevância do centro para o desenvolvimento rural estadual, desde o pequeno agricultor até o agronegócio. “É um trabalho feito em prol do homem do campo, que tem orientado com êxito o desenvolvimento rural de Santa Catarina”, afirmou o parlamentar, que ressaltou, ainda, o compromisso dos deputados em lutarem pelo fortalecimento do Cepa, com maiores investimentos em infraestrutura e recursos humanos.

Coordenador-geral do centro entre 1979 e 1985, Walter Antonio Casagrande destacou dois trabalhos desenvolvimentos pela instituição nesses 40 anos que, para ele, destacam-se entre as demais atribuições. O primeiro é a criação do projeto de microbacias, na década de 90 do século passado. O segundo é a publicação da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, publicação que, desde 1975, traz um panorama completo do setor no estado.

“Nesses 40 anos, vivemos muitos sonhos, alguns percalços, mas, com certeza, muitas realizações”, resumiu. “Aquela pequena comissão nascida em 1975 seguirá em frente, continuando a produzir bons frutos para a agricultura de Santa Catarina.”

O secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, afirmou que uma das principais atribuições do Cepa é o fornecimento de informações confiáveis para que o homem do campo possa tomar as decisões corretas. “Ao estar bem informada, a pessoa faz as melhores escolhas. Esse trabalho do Cepa é de relevância inquestionável para Santa Catarina.”

Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, elogiou a capacidade de planejamento do Cepa. “Santa Catarina sempre teve capacidade de pensar e planejar o estado em várias áreas. Infelizmente, isso foi desmontado ao longo do tempo, mas o Cepa, por sua importância, foi salvo”, destacou.

O atual gerente, Reney Dorow, lembrou do “trabalho de vanguarda” realizado pela instituição quando da sua criação e afirmou que o Cepa segue na “caminhada de se reinventar e otimizar recursos em prol da pesquisa socioeconômica.” Já o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, destacou que o Cepa também teve e tem papel fundamental para a agricultura familiar em Santa Catarina. 

Além de José Milton Scheffer, o deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, também participou da solenidade.

História
Segundo a assessoria de comunicação da Epagri, o Cepa foi fundado em 2 de outubro de 1975, como Comissão Estadual de Planejamento Agrícola de Santa Catarina, integrante do Sistema Nacional de Planejamento Agrícola, ligado ao Ministério da Agricultura. Em 1982, quando o governo federal deixou de manter financeiramente esse Sistema, o governo do Estado assumiu a estrutura, num gesto de reconhecimento de sua importância para a economia catarinense. Na reforma administrativa de janeiro de 2005 o poder executivo estadual decidiu pela incorporação do Instituto Cepa à Epagri.

Atualmente, o Cepa é especializado em estudos, pesquisas, análises, geração e difusão de informações e conhecimentos socioeconômicos rurais para o desenvolvimento de Santa Catarina, que tem como negócio fornecer informação e planejamento para a agricultura e o espaço rural catarinense. O centro atua em três linhas: informações da agricultura; economia do agronegócio e da agricultura família; estudos socioeconômicos, cenários e tendências da agricultura e do meio rural. Para isso, trabalha em parceria com outros órgãos do poder público, como Ministério da Agricultura e Pecuária, entidades e instituições representativas do setor agrícola, além de universidades.

Homenageados:

  • Reney Dorow, atual coordenador-geral do Cepa
  • Luiz Ademir Hessmann, presidente da Epagri
  • Moacir Sopelsa, secretário de Estado da Agricultura e da Pesca
  • José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc
  • José Walter Dresch, presidente da Fetaesc
  • Marcos Antonio Zordan, presidente da Ocesc
  • Victor Fontana, ex-secretário de Estado da Agricultura
  • Ulisses Osmar Santini, ex-coordenador-geral do Cepa
  • Walter Antonio Casagrande, ex-coordenador-geral do Cepa
  • Athos de Almeida Lopes, ex-presidente da Epagri
  • Jocenir Miriam Cardoso de Sousa, funcionária mais antiga do Cepa em atividade
Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar