Agricultura aprova novas audiências públicas para discutir crise do setor leiteiro
FOTO: Solon Soares/Agência AL
A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Altair Silva (PP), na manhã desta quarta-feira (23).
Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e Presidente Getúlio. Como explicou o proponente das audiências, deputado Oscar Gutz (PL), é preciso unir forças para buscar resolutividade para o segmento.
“Sabemos que o Oeste catarinense é a região com maior número de produtores de leite, mas esse setor nos municípios de Braço de Norte e de Presidente Getúlio também está enfrentando dificuldades”, pontuou.
SC é o quarto maior produtor de leite
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho.
Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.
Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional.
Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, dez estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga.
A Comissão de Agricultura e Política Rural deverá definir as datas para a realização das audiências públicas em Presidente Getúlio e Braço do Norte.
Outras deliberações
Além disso, foi aprovado por unanimidade, uma reunião com a presença de representantes da Cidasc, Epagri, MAPA e Secretaria da Agricultura para discutir e levantar esclarecimentos das questões relativas à recente Portaria do MAPA Nº 840/2023, a qual aborda o vazio sanitário da soja e o calendário de plantio no estado de Santa Catarina.
E por fim, foi aprovada uma audiência pública, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL) para debater a situação normativa que suspende todos os torneios de canto e exposições de pássaros, assim como a participação de aves em exposições agropecuárias.
Agência AL