Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/06/2013 - 09h42min

Agricultores familiares expõem produção orgânica em Braço do Norte

Imprimir Enviar
O casal Sebastião e Rosângela participa do estande de produtos agroecológicos da Feagro. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Quem visita a 10ª Feagro, em Braço do Norte, no Sul do estado, pode conferir o pavilhão da agricultura familiar e adquirir diversos tipos de produtos coloniais, artesanato, cachaça, licores, mel, melado, embutidos e alimentos orgânicos, como geleias, massas e açúcar mascavo. São mais de 10 produtores que podem expor seus produtos gratuitamente no evento a convite da Epagri.

Um dos destaques do pavilhão é o estande da Agreco (Associação de Agricultores Ecológicos) que oferece produtos orgânicos. A associação reúne 40 famílias que concentram a produção orgânica da região. Além do cultivo de hortaliças, há fabricação de uma grande variedade de compotas, doces e massas. O casal Sebastião e Rosângela Vanderlinde representa os produtores no evento.

Os agricultores afirmam que é possível viver com qualidade produzindo de maneira sustentável. “Quando você alia a produção orgânica, agregando valor aos produtos e vendendo direto ao consumidor, os ganhos são maiores. Este é o diferencial”, garante Sebastião, que se dedica também ao trabalho técnico na Coperagreco, que comercializa os produtos da associação.

Rosângela é coordenadora do projeto Acolhida na Colônia que reúne 130 famílias de pequenas propriedades rurais que abrem suas portas para o turismo rural. “Para entrar neste projeto, a família precisa ter produção orgânica e ser capacitada para receber os visitantes”, explica. Além de hospedar, os agricultores podem vender seus produtos aos turistas.

Feagro garante lucro extra
Giselle Wiggers produz bolachas caseiras há quatro anos. Neste período sempre participa da Feagro para divulgar os produtos e garantir um lucro extra. “Espero vender de 200 a 300 pacotes e gerar pelo menos R$ 1.500 reais em vendas”, planeja a doceira. Outro ponto positivo ressaltado por Giselle é o espaço gratuito disponibilizado pela Epagri, que é responsável pelo pavilhão. “Não temos nenhum custo pra participar da feira”.

A Assembleia Legislativa apoia a realização da feira e mantém um estande no parque de exposições aproximando o Parlamento do cidadão catarinense. A Feagro segue até domingo em Braço do Norte com acesso gratuito ao público. Confira a programação em www.feagro.com.br.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar