Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/06/2013 - 09h35min

Animais da Feagro são tratados como estrelas para os torneios de raças

Imprimir Enviar
A criadora Neusa e a novilha Eloá, que foi premiada durante a Feagro. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Eloá tem apenas sete meses e já pode ser considerada uma estrela. Depois de uma preparação cuidadosa, que inclui refeição balanceada e tratamento de beleza, ela participou da 10ª Feagro, em Braço do Norte, no Sul do estado, e foi eleita a melhor novilha Jersey da 1ª categoria jovem do julgamento da raça, nesta sexta-feira (7). Quem visita as exposições de animais da feira se impressiona com o cuidado com que são tratadas as vacas, os porcos e as ovelhas.

Neusa Loch Zappeline é criadora de Jersey em Braço do Norte, considerada a capital brasileira da raça. Há 10 anos, sua família participa da Feagro e comemora o volume de negócios fechados e as premiações dos animais. “No início do ano, separamos os melhores e os preparamos para a feira”, explica. Na propriedade, 130 animais são criados. Cada vaca produz em média 20 litros de leite por dia.

Neusa ficou orgulhosa pelo título conquistado pela novilha Eloá. Porém, ela não é mais propriedade da família: foi vendida no leilão Jersey por R$ 16 mil. “Vendemos 14 vacas no leilão do primeiro dia”, explicava a criadora ao levar Eloá para o julgamento final das vacas jovens. No fim, a novilha ficou entre as cinco melhores da Feagro, ao lado de outras três da família de Neusa. “Só não levamos o primeiro prêmio da feira”, lamentou.

Dieta e salão de beleza
Neste ano, os organizadores da Feagro esperam alcançar o título de maior exposição Jersey do mundo em número de animais, com plantel de 480 inscritos na pista de julgamento. Antes de ir para o julgamento, as vacas recebem tratamento de beleza, com a raspagem do pelo e sprays que realçam seu brilho. Elas ficam em cocheiras com serragem limpa e com cuidadores, responsáveis pelo visual dos animais.

Um deles é o paulista Valdomiro Martins Filho, que cuida de vacas há sete anos, participando de feiras em todo Brasil. Ele é contratado por evento e recebe cerca de R$ 6 mil para cuidar de 20 animais por feira. “Faço um pacote e sou responsável pelos produtos que uso”, explica. Ele recebe o transporte e a estadia. “Faço umas 25 feiras por ano”.

Valdomiro sabe identificar todas as características de uma vaca premiada. O porte dos pés e pernas, a garupa correta, as aberturas e os espaços entre cada costela e cabeça feminina são enumerados pelo tratador. “Tem que ser bonita como modelo. Quanto mais feminina melhor”, compara o profissional ao afirmar que em Braço do Norte está o melhor rebanho Jersey do país. “Aqui estão as vacas mais bonitas”.

Padrão internacional
O canadense Pratice Simard é jurado de torneios de raça. O especialista participou do júri da Feagro. “Estive aqui em 2001 e fiquei impressionado com a melhora não só na quantidade mas na qualidade do rebanho. São animais que poderiam concorrer em qualquer feira do mundo”, analisa. Apenas um jurado é responsável pela análise e seleção dos melhores animais.

Durante a feira, também são leiloados suínos e haverá torneios de raça de gado de corte e ovinos, além do concurso de ordenha. Cavalos crioulos, galináceos e peixes serão expostos durante o evento que segue em Braço do Norte, no parque de exposições da cidade até domingo (9), com acesso gratuito aos visitantes.

A Assembleia Legislativa apoia a realização da feira e mantém um estande no parque de exposições aproximando o Parlamento do cidadão catarinense. Materiais gráficos sobre o trabalho dos deputados e gibis são distribuídos para estudantes e público em geral. Confira a programação completa em www.feagro.com.br.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar