Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2013 - 09h46min

10ª Feagro tem início com a perspectiva de recorde mundial em exposição de gado

Imprimir Enviar
480 animais da raça Jersey serão expostos durante a feira. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Os organizadores da Feagro, em Braço do Norte, Sul do estado, comemoram a perspectiva da quebra de recorde mundial de animais da raça Jersey expostos em um único evento, com a marca de 480 cabeças, o que transformará a feira catarinense no maior evento do gênero no mundo. A exposição, que está em sua 10ª edição, foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (6).

O presidente da Feagro, Adir Engel, disse que o foco do evento é a agropecuária e o fomento de novos negócios. “Não é uma feira show. Queremos mostrar e incentivar nossas potencialidades”, ressaltou. Sobre a possibilidade da quebra do recorde mundial, Engel está confiante. “Temos 480 animais inscritos. Se todos passarem pela pista de avaliação, teremos a marca mundial”.

Além da raça Jersey, 80 vacas holandesas leiteiras também estão expostas. Cavalos crioulos, ovinos, caprinos, galináceos, aves, suínos e peixes completam o roll de espécies de animais à mostra na feira, que conta também com 75 expositores de outros ramos da agroindústria, simpósios e seminários sobre criação bovina e piscicultura. Leilões de animais e mostras gastronômicas também podem ser vistas.

Até o próximo domingo (9), mais de 50 mil pessoas devem visitar o Parque de Exposições de Braço do Norte, onde cerca de R$ 18 milhões serão gerados em negócios agropecuários. O acesso ao parque de exposições é gratuito. A feira fica aberta das 9h às 23h30. No dia do encerramento, os estandes serão fechados às 18h.

Parlamento presente na Feagro
A 10ª Feagro foi aberta oficialmente com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP); do governador do estado, Raimundo Colombo (PSD); e de diversas autoridades da região. Os deputados José Nei Ascari (PSD), Reno Caramori (PP), Manoel Mota (PMDB), Altair Guidi (PPS) e José Milton Scheffer (PP) prestigiaram o evento.

Ponticelli destacou que a Feagro representa mais uma vertente econômica do Sul de Santa Catarina, o agronegócio. “A feira mostra a força do trabalho dos produtores da região e a força da indústria que começa a surgir a partir deste setor. A cada ano cresce mais e se consolida”, declarou o deputado, ressaltando que neste ano, pela primeira vez, a Assembleia participa da Feagro com estande, mostrando também, por meio dos seus meios de comunicação, “mais esta força econômica que orgulha o estado e o país”.

O governador Raimundo Colombo destacou a vocação do setor agropecuário do Vale do Braço do Norte, que deve ser potencializada com a abertura do mercado japonês para o consumo de carne suína a partir do final deste mês. “Aqui temos a maior produção de carne suína por metro quadrado do mundo. Como já temos 80% do mercado de carne de frango com o Japão, não deverá ser diferente com a carne suína”, contabilizou, ao prever negócios do setor da ordem de R$ 1 bilhão com o mercado japonês no próximo ano.

Colombo ainda lembrou o credenciamento da Cidasc junto ao Ministério da Agricultura para que a companhia estadual possa emitir autorizações sanitárias aos produtores catarinenses para que estes possam comercializar seus produtos de origem animal em todo o país. “Antes, com a inspeção da Cidasc, só podiam vender no estado. Agora, estamos abrindo um mercado de 200 milhões de consumidores em todo Brasil. Estamos vivendo uma revolução no agronegócio de Santa Catarina”.

O prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos (PMDB), elogiou a união de esforços políticos e dos produtores para crescimento e sucesso da feira que se multiplicam a cada ano. “O reflexo é o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

A Feagro é realizada em Braço do Norte entre os dias 6 e 9 de junho. Confira a programação no site www.feagro.com.br.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar