Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2016 - 14h22min

Venzon pede reforço policial para Brusque

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Parlamentar também se colocou contra instalação de uma penitenciária em Tijucas

O deputado Serafim Venzon (PSDB) aproveitou a presença do secretário de Segurança Pública, César Grubba, na sessão especial na Assembleia Legislativa, para pedir reforço no efetivo policial de Brusque. O parlamentar também se posicionou contra a instalação de uma penitenciária em Tijucas.

Grubba foi até a Assembleia Legislativa na manhã de hoje a pedido dos parlamentares, que estão preocupados com o crescimento da violência no Estado. Venzon apresentou ao secretário a situação de Brusque. Atualmente, o município tem um policial militar para cada 1.388 habitantes. O aconselhável é um PM para cada 500 pessoas. "É uma situação crítica. Isso se reverte no aumento na criminalidade e roubos que convivemos todos os dias na nossa cidade", afirma.

Venzon também falou sobre a situação da Polícia Civil de Brusque, que tem um policial para cada 4 mil habitantes. A média brasileira é de um policial para cada 1.700 pessoas. O secretário admitiu o baixo efetivo, devido a aposentadorias dos profissionais e dificuldade de contratação, mas argumentou que há critérios para a distribuição dos policiais. "Há um estudo técnico baseado na população, boletins de ocorrência e outros índices, por isso algumas cidades recebem mais policiais que outras", afirma.

Vale do Rio Tijucas
Além de Brusque, Serafim Venzon também pediu ao secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, uma atenção especial ao Vale do Rio Tijucas. Segundo ele, os municípios do Vale também sofrem com a falta de efetivo e destacou a situação de Tijucas. "É um município de cerca de 31 mil habitantes, mas que sempre figura entre as cidades mais perigosas do Estado", garante.

Venzon lembrou que só neste ano seis pessoas foram assassinadas em Tijucas. No ano passado inteiro, foram oito homicídios. Grubba afirmou que apesar de ser um número elevado, o município ainda está dentro da média dos outros anos. O parlamentar também se posicionou contra o projeto da instalação de uma penitenciária em Tijucas, que criaria 599 novas vagas. "Desde 1999 Tijucas sofre consequências do aumento da criminalidade devido ao presídio. Há superlotação até hoje. Precisamos de mais contrapartida do Estado", afirma.

 

Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105 (48) 3221.2717

Voltar