Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2016 - 13h11min

V Mostra do Vinho Catarinense terá oficina de degustação para deficientes visuais

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

A Mostra do Vinho Catarinense é um evento realizado anualmente para marcar as comemorações do Dia do Vinho em Santa Catarina, data que está no calendário oficial do Estado desde 2009. Comemorado no primeiro domingo de junho, o Dia do Vinho foi criado depois da aprovação e sanção de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), transformado na Lei 14.711/2009.

Neste ano, em sua quinta edição, a Mostra inicia no dia 1º de junho, às 10h 30, na Assembleia Legislativa, e tem como novidade a realização de oficinas de degustação de vinhos dirigidas a deficientes visuais. Uma prévia já aconteceu, no dia 14 de abril, na Associação Catarinense para Inclusão do Cego (ACIC). A ação integra um projeto de inclusão social apoiado pelo Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho) e Associação Pro Vinho do Brasil.

“O tema vinho é algo fascinante e os participantes desta oficina prévia gostaram tanto das particularidades ligadas ao universo da uva e do vinho que a direção da ACIC solicitou duas turmas para a V Mostra do Vinho Catarinense”, explica a Dra. Márcia Maluf Palei, que ministrará as oficinas de degustação nos dias 2 e 3 de Junho, às 10h da manhã, no Café Cultural da Fundação Badesc no Centro de Florianópolis. Márcia é especialista em Marketing Cultural de Permanência, pesquisadora e representante do Sidivinho e Associação Pro Vinho para a Cultura do Vinho. Ela propôs a iniciativa das oficinas de degustação para deficientes visuais como parte de um projeto de inclusão social que ainda está em desenvolvimento.

O deputado Padre Pedro acredita que, com a recente do projeto que cria a Rota Catarinense da Uva e do Vinho, a Mostra ganhará ainda mais importância já que além das atividades na Capital, as regiões produtoras também terão um calendário de ações que colocarão a produção catarinense em evidência. “Temos uma produção de qualidade e tradição. Nos falta mostrar a vitivinicultura catarinense dentro de nosso próprio Estado e no País”, afirmou o parlamentar.   

A V Mostra do Vinho é aberta ao público e gratuita.  Participam vinícolas de todas as regiões do Estado. A solenidade com as presenças das autoridades, parlamentares, empresários e imprensa inicia às 18h30 e é seguida de degustação, onde os produtores tem têm a chance de mostrar ao público do Estado a qualidade da produção vitivinícola catarinense

Neste ano serão quatro dias de atividades em Florianópolis. Além das oficinas dirigidas a deficientes visuais, também estão previstas oficinas de degustação abertas ao público, com a participação da Dra. Márcia Maluf Palei e do Enólogo Jucélio Kulmann de Medeiros. As inscrições estão disponíveis na própria Fundação Badesc, através do email fundacaocultural@badesc.gov.br. Serão duas oficinas por dia nos dias 2,3 e 4 de junho, durante a tarde. Serão seis oficinas com uma hora e meia de duração, com a participação de 15 pessoas em cada período.

Alguns restaurantes da Capital também participarão da Mostra, oferecendo um prato para duas pessoas harmonizado com um Vinho Catarinense, a um preço promocional.

A Mostra do Vinho Catarinense tem a promoção e organização da Assembleia Legislativa, a partir do deputado Padre Pedro Baldissera, Cresol Tangará, prefeituras de regiões produtoras, SINDIVINHHO, ASSOCIAÇÃO PRO VINHO, BADESC, ACAVITS, ACIC, SOL, IDAY MARKETING DIGITAL e  BLOG VINHO CATARINENSE.

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar