UNE e Lédio Rosa são homenageados por Fabiano da Luz
Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, Fabiano da Luz traz em sua pauta a defesa de símbolos da luta por mais democracia e participação popular. O deputado apresenta na sessão desta quarta-feira (20) requerimento para Eduardo José Mariuzza, da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (Uces) e Marianna Dias, da União Nacional dos Estudantes (UNE), cumprimentando a realização da Bienal da UNE - Festival dos Estudantes.
"A união de universitários, secundaristas e pós-graduandos na defesa de uma educação plural, participativa e democrática, faz a diferença para nosso Estado, e é o caminho para fortalecer o Brasil", acredita Fabiano.
O legado de Lédio Rosa
Neste mês, o Partido dos Trabalhadores completou 39 anos. As conquistas e os desafios da sigla estão associadas com a defesa por justiça social. Neste cenário, a lembrança do ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Lédio Rosa de Andrade, será sempre latente. Lédio é tema de requerimento também apresentado pelo deputado Fabiano da Luz. O documento será enviado aos familiares de Lédio - falecido no início deste ano, e que deixou um legado acadêmico, artístico e social ao Estado, desde a época de política estudantil.
Em 2017, o então desembargador se transformou em um dos principais defensores do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luis Carlos Cancellier de Olivo, que se suicidou após arbitrária e violenta prisão conduzida pela Polícia Federal, durante a Operação Ouvidos Moucos.