Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/04/2024 - 17h26min

Udesc apresenta balanço da gestão 2020-2024 para a Comissão de Economia

Imprimir Enviar
Sob a presidência do deputado Miotto, Comissão de Economia recebe o reitor da Udesc
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, participou da reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação. Sob a presidência do deputado Jair Miotto (União), o colegiado recebeu informações sobre o balanço da gestão 2020-2024 da universidade. O encontro ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (10).

Segundo o reitor, a gestão 2020-2024 encerra nesta quinta-feira. “Tivemos as contas dos quatro anos de exercício aprovadas junto à Câmara de Administração e Planejamento (CAP), ao Plenário do Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho Curador (Concur). Essa é uma das conquistas mais importantes da nossa gestão, pois demonstra que sempre tivemos zelo e respeito no trato dos recursos do orçamento da Udesc”, revela Baretta.

A Udesc
Criada em 1965, a Udesc tem uma estrutura multicampi. Durante sua fala, o reitor mencionou a ampliação no número de cursos de mestrado e doutorado e a criação de um novo campus, em Caçador. A Udesc oferece 58 cursos gratuitos de graduação, além de 55 cursos de mestrado, doutorado e especialização. Mais de 90% dos docentes têm doutorado. “Temos 13 centros, sendo em Florianópolis, com cinco centros, Lages, Joinville, Chapecó/Pinhalzinho, Laguna, Ibirama, Balneário Camboriú, São Bento do Sul e Caçador. Temos também 35 polos de Educação a Distância (EaD). Estamos em todas as mesorregiões de Santa Catarina. Só não estávamos no Meio Oeste, mas agora, instalamos mais um campi, na cidade de Caçador”, comemora o reitor.

O reitor afirmou que a Udesc, nos últimos quatro anos, apresentou melhoras nos indicadores do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Hoje estamos entre as quatro melhores universidades estaduais do Brasil. Em Santa Catarina, só estamos atrás da UFSC. Estamos, também, entre as 100 melhores da América Latina”, afirmou o reitor, lembrando que, em 2021, a Udesc teve a melhor tese de doutorado em Administração do Brasil.

A Udesc também criou a Escola Superior de Administração e Gerência, a Esag Jr. “É uma empresa criada pelos alunos. Teve o oitavo maior faturamento do Brasil em 2022, com R$ 1,3 milhão. Mais de 900 empresas são atendidas. É uma referência, inclusive, para universidades de outros países, como do Equador e México”, acrescenta o reitor. Segundo ele, a Udesc também possui 40 bolsas de intercâmbio, a única universidade do Brasil a ter este tipo de programa. Além de possuir convênios com quase 100 instituições de 25 países.

Tecnologia e inovação
O presidente da Comissão de Economia, deputado Miotto, indagou o reitor sobre os projetos da Udesc na área de tecnologia e inovação, principalmente em questões como energias renováveis, inteligência artificial e registro de patentes. Segundo Baretta, a instituição tem investido nessas áreas, tendo uma atuação marcante por intermédio do Centro e Ciência e Tecnologia (CCT). “Somos considerados a universidade mais inovadora, recebendo honrarias por isso. Assinaremos um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura para tratar de questões relacionadas ao mercado de carbono. Queremos instalar, também, uma incubadora de empresas, com base tecnológica e de espaços voltados ao empreendedorismo”, revela Baretta.

Ele acrescenta que a Udesc possui também o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), em Pinhalzinho, com expectativa de fazer 100 mil análises por mês, além de realizar pesquisas aplicadas para que o agricultor agregue valor aos seus produtos derivados do leite. “A Udesc tem hoje 91 pesquisadores, sendo referência em Santa Catarina, sendo que 50 deles estão entre os 10 mil mais influentes da América Latina. Além de 220 grupos de pesquisa que estão em aumento progressivo”, finaliza o reitor.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar