Suspensão de taxa de antidumping gera debate entre deputados
O deputado Fabiano da Luz, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, apresentou a moção de repúdio que gerou o maior número de debates na sessão desta quarta-feira (20). No início de fevereiro, o Governo Federal editou resolução que suspendeu a taxa de antidumping para importação de leite em pó.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comparou os volumes e valores do leite importado com os do mercado interno, e concluiu que não estava mais ocorrendo a prática de medidas antidumping. O setor leiteiro é protegido no mundo todo e vem, desde 2018, enfrentando problemas.
Fabiano da Luz defende o setor. "O leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina, com uma produção de 3,4 bilhões de litros em 2017, segundo dados da Epagri. Mais de 70 mil famílias trabalham na produção de leite, é um dos setores mais inclusivos. Nós precisamos defender este desenvolvimento", avalia o deputado Fabiano da Luz. "Em Santa Catarina, os produtores já vêm sofrendo com os impactos dessa medida", ressalta Fabiano.
A moção de repúdio foi enviada ao Presidente da República, líderes dos partidos, Bancada Catarinense, Câmara Federal e Senado Federal.